sábado, 8 de agosto de 2009

O último Adeus a Raul Solnado


Raul Augusto de Almeida Solnado nasceu em Lisboa a 19 de Outubro de 1929. Entrou no mundo do teatro em 1947, enquanto actor amador, no Grupo Dramático da Sociedade de Instrução Guilherme Cossul.

Mais tarde, em 1952, profissionalizou-se e começou a construir uma carreira como artista de variedades e teatral, não pondo de lado a sua via humorística na rádio e na música.

Em 1960 adapta para português um sketch do espanhol Miguel Gila - "A Guerra de 1908" - e, em Outubro de 1961, interpreta-o na revista "Bate o Pé", no Teatro Maria Vitória. A edição em disco deste sketch, juntamente com outro muito popular - "A história da minha vida", bate todos os recordes de vendas.

A sua passagem pela televisão ficou marcada pelos programas "Zip Zip", "A Visita da Cornélia" ou ainda "O Resto São Cantigas".

A RTP preparava o regresso do actor e humorista à televisão, num programa ao lado de Bruno Nogueira, sobre 50 anos de humor em Portugal.

Pelo seu contributo, Raul Solnado recebeu, a 10 de Junho de 2004, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Até à sua morte foi director da Casa do Artista, em Lisboa, instituição que fundou em 1999 juntamente com o actor e encenador Armando Cortês, já falecido.

Portugal perde hoje uma figura incontornável da comédia portuguesa, um dos maiores actores e humoristas que já teve. Resta-nos recordar de tudo o que nos deixou com umas belas gargalhadas e fazer o favor de sermos felizes.

Até sempre Raul Solnado.

3 comentários:

João disse...

O homem era um senhor.

O que me ri com a cena da guerra.

Mas as lendas ficam sempre.

D. à conversa disse...

O homem morre, mas o artista vive sempre =').

Memórias, são as memórias que cada um de nós no seu íntimo vai guardar deste Senhor.
Sua graça e simpatia eram visíveis mesmo para quem (no meu caso) só o viu por meros segundos.
Este acontecimento deu-se quando eu estava na escola, num patamar sentada e vejo Raul Solnado a passar com a professora Estrela Novais (professora de teatro). O meu espanto foi tal que não reagi..
O actor mostrava-se calmo, de uma simplicidade total.

Isto deu-se em finais de Maio, mal eu sabia que ia ser a minha única experiencia com este Senhor...


Até sempre Solnado...

M. à conversa disse...

Infelizmente nunca tive o prazer de conhecer este senhor, nem tão pouco uma experiencia, restam-me apenas as memórias.

Obrigado Raul Solnado