Mostrar mensagens com a etiqueta notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta notícias. Mostrar todas as mensagens

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sejam Muito Bem-Vindos

Li no jornal que a FCT, a minha faculdade, vai acolher cerca de 78 alunos do pólo de Engenharia da Católica, que vai fechar dentro de muito em breve.
Fiquei muito contente com esta notícia. Quando ouvi nos telejornais que a Católica de engenharia ia fechar, não pude deixar de me imaginar no papel daqueles estudantes que completamente inocentes da situação iriam ficar com um futuro incerto, com o curso a meio provavelmente...  Felizmente a situação parece estar quase resolvida, a maioria vai agora fazer parte da família NOVA e  isto deixa-me cá um orgulho académico!

Boa sorte caros novos colegas :)



sábado, 16 de fevereiro de 2013

Isto não é um filme de ficção científica


Quase que parece, mas não é. É mesmo um meteorito a cair na Rússia onde causou mesmo alguns estragos. E ontem passou outro muito juntinho à Terra, mas não se deu ao manifesto .
Digam lá se não parece que estamos dentro de um episódio do "Star Wars" ou de um outro filme de ficção cientifica?

Tirando os estragos, acho uma experiência absolutamente incrível ser testemunho de um acontecimento desta envergadura espacial, literalmente.

*WOOOW*

P.s: Andei à procura do vídeo que mostra o meteorito a entrar direitinho em céus e territórios russos, mas ao que parece foi removido. Os outros não me convenceram (por isso procurem vocês), daí ficar-me apenas com a imagem, com muita pena minha! *snif snif*

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

RISO

   Na terça-feira tirei o dia para mim. De manhã um tratamento de pele com a D. e se soube bem (sinto-me uma "tia" a dizer isto)!  Depois almoço e passeio por essa Lisboa fora com o mais que tudo. Aproveitamos e no final de tarde ainda fomos espreitar a exposição: "RISO, uma exposição a sério"  no Museu da Electricidade, em Belém.
     A entrada é gratuita e a exposição está deveras cómica e alegre! Sou uma grande fã da Joana Vasconcelos e sendo ela também uma grande contribuidora para a exposição, deu-me ainda mais curiosidade de ir espreitar o que por ali anda!
   De todas as peças que vi, as que mais gostei de ver bem pertinho e de lhes tocar (não sei se o podia fazer, mas não resisti)  foi os três bonecos do "Contra- Informação" - programa que passava na RTP, pertencentes à caricatura de Jorge Sampaio, Mário Soares e Cavaco Silva. Tão giros!
    A exposição encerra dia 17 de Março e está aberta das 10h às 18h todos os dias, excepto segundas-feiras. Por isso se gostam destas coisas não têm desculpa e vão lá fazer uma visitinha!  Cultura gratuita e de boa qualidade é um presente bem valioso neste inicio de ano e uma óptima maneira de começar mais uma nova etapa!

Divirtam-se e riam-se muito ahahahahha :)



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Renovação da Carta de Condução

  Li - aqui -  que a carta de condução terá que ser renovada a partir dos 30 anos de idade, e não dos 50 anos (como foi até ao momento). Isto para as cartas emitidas a partir de 2013.
  Não sei se é ou não verdade esta notícia, mas deixa-me indignada!
  Penso que, até aos 50 anos, qualquer cidadão estará apto a conduzir. Se a pessoa em questão não tem capacidades para conduzir, porque que lhe foi dada a carta? Vejo tanta gente na rua a conduzir como se nunca tivesse tido umas aulinhas... A designada "tirou a carta na Farinha Amparo"! 
 Deixam-me revoltada estas situações! Nota-se perfeitamente que é uma forma de pôr os condutores a gastar mais uns trocos...
  Se devia ser renovada a partir dos 30 anos, devia ser para todos! Acho que ser só a partir de 2013 mostra bem a posição de quem anda a legislar o nosso país. Será um cidadão condutor menos capaz de conduzir por tirar a carta a partir deste ano? Eu tirei a minha carta de condução em 2010, e não me acho mais ou menos capaz de conduzir do que uma pessoa que tire a carta este ano.
  Acho sim, uma vergonha que algumas pessoas de idade tenham ainda a carta de condução. Vi isto acontecer na minha família, porque o Sr. Doctor que quer despachar os pacientes, nem examina a pessoa e lhe renova a carta num abrir e fechar de olhos. Sim, infelizmente, até na minha família vi isso.
  

O que acham deste novo regulamento? 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Empreendedorismo Universitário

       Na passada segunda deu mais um documentário  "Momentos de Mudança" na SIC. Mais uma vez gostei, mais uma vez constato que se trata de mais uma sólida e boa reportagem que se junta aos outros fantásticos documentários que têm vindo a ser transmitidos neste canal.
        Esta por sua vez de um tema que me interessa particularmente - o Ensino Universitário. Com esta reportagem ficamos todos lá em casa conscientes do estado ainda mais grave que o ensino em Portugal atravessa.
       Vejamos que, eu pessoalmente, não tenho quaisquer dúvidas de que temos tudo ou quase tudo para sermos um país bem instruído e com uma qualidade de formação de excelência, mas falta-nos a base para que a evolução na instrução portuguesa seja palpável : o espírito aventureiro com pés e cabeça.
       Se viram a reportagem, viram com certeza que Portugal é um dos país com maior número de "nascimento" de novas micro-empresas da Europa, empresas essas que não duram mais que dois anos. Espírito de empreendedorismo não nos falta, o que nos falta é organização e bom planeamento!
      É lamentável, ver tantos crânios  tanto potencial a espalhar talento lá fora e a abandonar o país nesta profunda e tenebrosa crise económica/social e euseilámaisoquê, quando eles podiam muito bem constituir um forte batalhão face ao inimigo e tirar o país da fossa.
      Apesar de ainda estar no segundo ano e ter mais com que me preocupar (neste momento é mais passar às cadeiras todas e dar o meu melhor a todas elas), toda esta falta de oportunidade crescente, inconscientemente ou conscientemente também me começa a preocupar. Antes, andar na faculdade era um orgulho para a família, hoje, andar na faculdade é mais encarado como uma despesa, um enorme investimento num futuro incerto em que "vamos lá ver se não estás a estudar para o boneco", "se calhar o melhor era teres arranjado um empregozinho e pronto".
     No meu ver e felizmente no dos meus pais, estudar nunca é um investimento perdido. Seja lá o que futuro for, tenha eu a sorte de trabalhar no meu país ou me veja obrigada a emigrar ou a fazer qualquer outra coisa que nada tenha a ver com a minha área de formação, sei que as dores de cabeça/preocupações/noites mal dormidas que a faculdade me tem dado (malditas férias que nunca mais chegam) não são de todo tempo deitado ao ar,mas sim a concretização do meu sonho. A esperança que poderei melhorar o Mundo em que vivemos com um conhecimento mais aprofundado da Natureza que nos rodeia.
 Outro tópico que foi abordado neste documentário  é a falta de componente prática que existe na forma em que os cursos superiores são leccionados em Portugal. De facto e tenho essa percepção no curso em que estou a tirar, ainda para mais em Engenharia que as universidades portuguesas insistem mais num plano teórico do que propriamente naquilo que nos faz mais falta e nos ensina realmente a profissão que daqui a uns anos estaremos a exercer - a prática. Somos então comparados à Universidade de Sanford* em São Francisco, EUA.
     Ao contrario de nós, as universidades na América e na maioria dos países da Europa têm protocolos e fortes ligações às empresas, que desde cedo colocam os estudantes a solucionar problemas com os quais se deparam. Assim, um estudante chegado à universidade é logo confrontado com problemas reais e aprende precocemente a lidar com o mundo empresarial e a trabalhar na sua futura profissão.
Deste modo, é como se as empresas tivessem a preparar os seus futuros empregados, uma vez que terminado o curso os estudantes são contratados por essas mesmas empresas.
     Nesta reportagem um professor da Universidade de Sanford diz algo que me deixou a pensar e me deu um fecho de contentamento,  algo mais ou menos assim: "os grandes fundadores das empresas como a Google, e outras que podes encontrar aqui, partiram de ideias de estudantes e não do conhecimento alargado dos professores". Isto tocou-me. Estamos a precisar que Portugal invista e confie mais no potencial dos seus jovens estudantes, porque são eles, somos nós, o futuro do país, está na hora de nos darem asas para voar, não lá para fora mas cá dentro.

sábado, 27 de outubro de 2012

Prédio sem Telhado na Avenida da Liberdade

   Na terça-feira deu nas SIC Notícias, uma pequena reportagem sobre a situação do prédio na Avenida da Liberdade que sofreu um incêndio no dia 5 de Agosto do presente ano.
  
Para quem não se recorda, pode ver AQUI a notícia.

  Desde aí a luta para que a situação se resolva o mais rápido possível e da melhor maneira, não tem sido fácil...
   É uma luta constante contra o tempo, contra a Natureza e contra tudo o que daí possa ocorrer, antes de mais porque um prédio não pode estar sem telhado e com a chegada da  chuva e do mau-tempo, a água infiltra-se e provoca inundações.
   É uma chatice muito séria e grave para quem vive lá, mas também para quem tem lá a sua vida, o seu negócio, e o seu sustento...
   Este é um prédio muito antigo, com muita história e com inúmeros serviços dentro dele, um fotógrafo - um dos mais antigos de Lisboa, um cabeleireiro e uma residencial, a Residencial Saldanha, do pai do meu namorado, Carlos Ferreira.
   Como tenho acompanhado de perto toda a situação, sei das inúmeras dores de cabeça, preocupações e prejuízo que este incêndio tem vindo a causar, também sei infelizmente que o dono do prédio não parece estar minimamente preocupado em resolver o incidente e a ajudar os seus inquilinos, muito antes pelo contrário... Inquilinos, esses, que tudo têm feito para minimizar todos os estragos causados, com o seu esforço e sem qualquer apoio de quem deveria nesta altura assumir as suas responsabilidades.

Deixo aqui o link da reportagem , que começa aos 4minutos:

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/primeirojornal/2012/10/23/edicao-de-23-10-2012-2-parte
   
   Se alguém conhecer quem possa ajudar a resolver esta enorme dor de cabeça ou a divulgar o caso  para que a solução, que passa apenas pelo arranjo do telhado, seja encontrada o mais rápido possível sem que ninguém tenha que abandonar a sua vida e a sua história naquele prédio, que deixe um comentário por favor. Em meu  nome e dos intervenientes: Um Muito Obrigado.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Alguém viu a gasolina mais barata ou um guarda-chuva?

   Enquanto estou na aula teórica de Física II e a minha querida coleguinha se diverte a boicotar o meu ipad, não é Nivaldinha? Vim dar uma espreitadela às notícias e resolvi partilhar esta.Hoje é o dia em que a gasolina vai estar mais barata, cerca de 5cêntimos o que à partida parece ser pouco é sem dúvida uma descida bastante significativa nestes preços abusivos e absurdos dos combustiveis, a que estamos habituados. Por isso é uma noticia digna de ser partilhada! Gente aproveitem para rebaster o vosso depósito ao máximo, porque descidas destas não vamos ter mais cedo.
Imagino as filas nas gasolineiras, mas nada de desanimar! Oiçam música, ponham a leitura em dia e as conversas em dia e *comoquemnãoqueracoisa* o conversas entre almofadas em dia...



                     


   O dia começou bem, encontrei a amiga D. no autocarro, o que é sempre muito agradável porque lá trocamos dois dedos de conversa sobre o fim-de-semana e conversar é connosco! Depois cada uma seguiu o seu caminho, rumo à faculdade e a mais um dia de aulas. Trazia comigo a mochila, o saco com o almoço, sim porque agora sempre que sobra comida trago-a para o meu almoço, porque  primeiro é uma forma de economizar e segundo é comidinha caseira, por isso só fico a ganhar! E trazia também o meu chapéu-de-chuva :((((( O meu chapéu que me foi oferecido à umas duas semanas pelo meu pai e que veio de Paris, e que era o corpo de uma dançarina de tango em que um dos pólos era a cabeça e o outro os sapatinhos e que hoje ficou esquecido no banco do Metro e que quando me apercebi já era tarde de mais. E se vem a chover? A minha gabardine não tem carapuço.... Quem terá sido o sortudo-malvado que terá ficado com ele? aiiiii que dor, doi-me tanto como o meu braço que esta noite não me deixou dormir. Porque é que haveria de agora começar a doer-me o braço, não me lembro de ter dado um mal jeito nem nada que se pareça e o chapéu? onde ele andará?  Raios!



sábado, 20 de outubro de 2012

O fecho do Instituto Superior Técnico

Temo que ISTO seja mesmo verdade.
    Ontem dei de caras com esta noticia e fiquei em choque. Espero que não passe de um boato sem piada nenhuma, porque se for mesmo verdade eu emigro de vergonha.
  Ainda no outro dia falava ao jantar sobre se a crise em que mergulhamos não tem controle as faculdades e universidades qualquer dia ainda fecham. Mas depois concluímos: - "Hum não, isso seria uma afronta muito grave...Não pode, hum não, não irá acontecer".
   Mas pelo descrever desta noticia não estamos muito longe disso... O Instituto Super Técnico é uma das melhores faculdades deste país, a grande rival da minha e para onde eu um dia também pensei ir (até que descobri que Engenharia do Ambiente é na Nova e está  tudo dito), o seu encerramento seria um arraso total dos valores que ainda nos restam e um declínio no Ensino Português.
   Felizmente, que enquanto escrevia este post  com um fundo de tristeza e preocupação (pois se o Técnico fecha, a Nova não terá um fim muito diferente) e também com algumas dúvidas sobre a veracidade da noticia, uma vez que não a vi ser divulgada em telejornais nem em mais sitio nenhum, apareceu o João Pedro, um dos meus melhores amigos e aluno desta grande faculdade e que me  esclareceu sobre o assunto.
   Afinal o que vai fechar não é a faculdade, isso seria o cúmulo,  mas sim alguns serviços que estão abertos 24h sobre 24 horas e que neste tempo de crise contribuem para uma enorme despesa. AH assim está bem! - Os media e o seu sensacionalismo incoerente.
   Cortem com os serviços, diminuem o tempo dos mesmos, nós cá nos arranjamos, aliás os últimos tempos tem constituído uma verdadeira aprendizagem de "como sobreviver à austeridade, à crise e a toda esta caldeirada politica,social e económica!" agora não nos cortem o Ensino. Isso não!


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Boas Ideias, boas notícias

   Estou aqui na biblioteca da faculdade na companhia dos livros e dos exercicios, e enquanto faço uma pausa no estudo de Hidráulica Geral deparei-me com duas boas notícias. Uma é de uma página da qual sou fã - Novos Rurais- que é projectada para os jovens amantes do campo e para quem se interessa pela agricultura, onde dá inúmeras dicas sobre como ter a nossa horta em pleno apartamento urbanistico, conselhos de como reduzir também o nosso impacto ambiental, etc, etc.
  E hoje a ideia que ofereceu foi esta:

Ler mais pormenores aqui.

      Uma excelente ideia, para quem tem varanda/terraço em casa e quer ter a sua mini-hortinha, agora já não tem que se preocupar com faltas de espaço que impossibilitam a realização do desejo agrícola.    Eu   não tenho nem varanda, nem terraço por isso limito-me aos vasos, mas para os "apertadinhos no espaço" como eu, ideias também não faltam. Recentemente li que se podia fazer a mini-hortinha em garrafas de plástico cortadas e encaixadas fazendo simultaneamente o efeito de estufa.... A ideia no entanto não me pareceu muito prática, por isso nem sequer pensei muito sobre o assunto.

    A outra notícia é sobre a Fertagus. Quando não vou com o meu namorado, vou de transportes para a faculdade e apanho a fertagus para atravessar a ponte. Gosto da Fertagus. Tem um óptimo serviço, os comboios para além da boa apresentação são muito confortáveis, os empregados são simpáticos (pelo menos aqueles com quem já me cruzei), caso se tenha o azar de perder o passe, eles dão a segunda-via sem qualquer custo adicional e a pessoa não perde o carregamento que tinha no anterior - isto já me aconteceu, e não imaginam a minha cara de felicidade quando me deram o passe na hora e com o carregamento efectuado, ainda por cima perdi um dia depois de o ter carregado!
   Devido aos cortes no desconto dos passes sub-23 fizeram um plano "Jovem" em que todos os meses, ou pelo menos quase todos, se tem um desconto e isso fica tudo acumulado num cartãozinho. No mês passado tive um desconto de 5euros e soube-me que nem ginjas nestes tempos de crise.
  Agora a mais recente medida é esta: 25% de desconto nos passes dos desempregados. A campanha vai manter-se pelo menos até ao final deste ano e sem dúvida constitui uma grande ajuda a quem infelizmente precisa dos transportes e está no desemprego.
  É claro, que estas campanhas promocionais são uma maneira da empresa não perder clientes e cativar os utentes a continuarem a utilizar os seus serviços, mas não deixam de ser excelentes iniciativas que ajudam sempre mais um bocadinho. Precisamos mais disto, de empresas dispostas a contrariar a austeridade que nos é imposta e a poupar mais!

Para melhores informações aqui.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Japoneses maidoidos

 

Bagel Head, rosquinha na testa

    Hoje dei de caras com esta noticia e quando cheguei à faculdade li-a com mais atenção. E fiquei: WHAT?!
   Se é país que quero conhecer é o Japão, gosto imenso da cultura oriental e ainda por cima esta semana comi sushi pela primeira vez não é que isto me tenha convencido ainda mais a ir visitar o Japão e a China mas adorei, é delicioso tal como toda a comida asiática pelo menos aquela que conheço!
   Mas continuando, tudo bem, que os japoneses são os grandes  pioneiros das tecnologias, é o país das Engenharias (mais uma razão para eu querer ir lá), as japonesinhas são fofinhas, as bonequinhas japonesas ainda mais...são um povo deveras muiiiito à frente.
   E ISTO é um óptimo exemplo disso. Este método de introduzir uma substância salina na testa dos jovens japoneses, demora 2horas a ser feito e tem que ser sob-supervisão de uma equipa médica. Após as duas horas, as testas de quem se submete a isto ficam "maleáveis" tomando diversas formas. Parece que isto no Japão é o último grito da moda em festas e vários eventos, é in aparecer com um inchaço na testa que mais parece que estão com uma reacção alérgica (digo isto porque é assim que fico quando sou picada por insectos). O efeito demora 16horas, e após este tempo segundo as fontes de informação a testa volta ao normal mas não sei até que ponto não é prejudicial à saúde...  Parece uma "cena" vinda de Hogwarts!

Para perceberem como esta técnica é realizada, aconselho a verem o vídeo acima no link.





segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Espera... Já estamos em Setembro?!

E para além de já estarmos em Setembro há três dias também cheguei à última semana de férias (buáááááh).
 Bem é aproveitá-la para que a despedida das férias não seja tão penosa como o seu fim ameaça ser, a sensação que eu tenho é que passaram a voar parece que ainda à pouco estava a terminar os exames e agora são as férias a terminar, não estou em mim...
 Vão começar as aulas, os trabalhos, os exames, a rotina diária de levantar cedo, apanhar o metro, depois o comboio e mais uma vez o metro, e depois fazer tudo outra vez para vir para casa e antes disso vem os caloiros novos, vem a recepção ao caloiro, vem um papel que ainda não conheço que é de ser pseudo-veterana e ser eu a dar as boas-vindas (ainda há um ano estava eu a chegar à faculdade) e antes disso tudo vou desfrutar os últimos dias  de "liberdade" que me restam, ora  dêem-me licença.






P.s: Com Setembro chega também esta péssima notícia: O fim do desconto de 25% para os passes dos estudantes e seniores, aqui. É que já foi bastante mau quando tiraram os 50% e agora nada! O meu passe vai para o dinheirão, uma vez que a minha faculdade fica do outro lado, no Monte da Caparica, agora imaginem  o quão caro vai sair por mês aquilo que deveria ser encarado como um bem essencial.
É uma vergonha viver num país que acha que é a tirar os descontos aos estudantes, que são o futuro do nosso país, e aos reformados, que por norma são as duas classes que têm menos dinheiro rentável face ao pessoal que está no activo,  que vão poder economizar e reduzir as despesas económicas do Estado, uma vergonha inaceitável!






quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Coisas que entristecem

    Bem espero que o vosso fim-de-semana tenha sido tão BOM quanto o meu! Regressada de um óptimo fim-de-semana daqueles que desejamos que o relógio parasse e ficássemos nele por mais um segundo que seja (já não peço a eternidade mas só mais uns minutinhoooos), vir aqui conversar sobre coisas que me têm de um certo modo "aborrecido"  é uma tarefa que tenho vindo a adiar.
    Mas cá estou eu (não vá eu perder as ideias e é aproveitá-las enquanto elas estão fresquinhas) quando por estas horas deveria estar a dormir... Ora são precisamente vinte e quatro horas e vinte e três minutos (e esta hein? e eu vou fingir que publiquei isto a horas decentes, shiuuuu ) e entre o conforto das almofadas e as bolachinhas da  boa noite, como costumo chamar, cá vou eu pôr em pratos limpos o que me tem incomodado. 
    Em primeiro lugar, falemos da crónica que a escritora Margarida Rebelo Pinto escreveu para o semanário "Sol" e que se intitula "As Gordinhas e as Outras". Como não gosto de comentar um assunto sobre o qual não estou informada não o faço antes de realmente saber do que se trata. Por isso quando me deparei com imensas críticas à escritora no facebook, resolvi ir ver ou melhor ler, que raio a dita senhora fez para merecer tanta crítica e levar com tantos juízos de valor e lições de moral. 
   E não demorei muito tempo a perceber quais os motivos para tanta euforia... Vejamos, eu não sou escritora, longe disso! Mas tenho poder critico suficiente para distinguir uma boa escrita de uma má escrita, um escritor que consegue tocar no intrínseco do seu leitor de um escritor superficial.  E desta crónica que li, a única coisa que li desta escritora, por isso não tenho quaisquer alicerces para afirmar em qual género de escritor a senhora se insere mas com toda a sinceridade não fiquei com muito boa impressão da qualidade do conteúdo literário  que a Margarida Rebelo Pinto possa ter nas suas obras... (Esteja eu enganada!)
   Eu sei que todos nós erramos, quem nunca disse algo de uma forma mais "brusca" sem querer? (viva a espontaneidade) Quem nunca teve uma saída infeliz? Pois, bem me parecia...  A todos nós já aconteceu, faz parte da comunicação com os outros nem sempre sermos bem entendidos ou não passarmos de uma forma clara aquilo que nos vai em mente. Talvez tenha sido isso que aconteceu neste caso mas a opinião da senhora pareceu-me bastante transparente para que tenha sido apenas uma mal interpretação do público.     Desde quando é que as "gordinhas", como ela lhes chama são menos Mulheres do que as elegantes e esguias? De onde é que foi buscar esta ideia descabida?
    Não sei se leram mas se não o fizeram, então aconselho a fazerem para saberem do que falo ou para virem manifestar a vossa opinião sobre o assunto. Mas a minha é bastante clara: A senhora não tinha nada na cabeça quando escreveu a  dita crónica, ou melhor talvez tinha... tem a cabeça cheia de preconceitos!
   Uma mulher gorda não é menos mulher que uma mulher fisicamente mais atraente ou com um corpo mais bonito, a condição física é uma vertente importante para a nossa estabilidade, pois está claro! O sentirmos-nos bem com o nosso corpo e com a nossa aparência é um passo para nos sentirmos bem connosco mesmos, mas não é isso que nos define enquanto pessoas, nem enquanto mulheres.
   Este assunto nem merecia discussão mas adiante, por isso não percebo a existência desta senhora ao dizer que as mulheres gordinhas são as Maria-Rapazes, companheiras do sexo masculino nas suas actividades igualmente masculinas, e que só servem para isso mesmo- ver futebol, noitadas boémias e encharcarem-se em cerveja. As boazonas e "giras", essas? Essas servem precisamente para o contrário têm sempre que manter a sua postura de "senhora" com valores educacionais e culturais e das quais as gordinhas morrem de inveja... Hum e as outras são mal educadas? Uma mulher magra não pode ser Maria-rapaz e masculina? E uma mulher gorda? Não pode ser gira, atraente e um símbolo de feminismo?
   Fiquei chocada! É que nunca pensei que houvesse alguém a pensar desta forma... de uma forma tão fútil. Como é que alguém, ainda para mais uma escritora que tem como objectivo chegar com aquilo que escreve às profundezas de  todos os leitores (precisamente mulheres) tem uma opinião tão discriminativa quanto à aparência física?!
  Eu admito que os olhos também comem e se comem! A beleza interior é sem dúvida o mais valioso e importante que alguém possa ter, mas uma pessoa apresentável e gira ganha muito mais pontos do que uma pessoa com uma apresentação não tão favorável, e verdade seja dita! Mas daí a "encaixotar" as pessoas conforme o quão giras são, vai uma pequenina grande diferença.
   Como já disse nunca li nenhum livro da Margarida Rebelo Pinto mas realmente das opiniões que oiço de quem os leu são mais as destrutivas do que  construtivas, e conheço mais gente que não gosta do que aquela que gosta. Mas como não sou pessoa de me influenciar pelas opiniões dos outros e antes pelo contrário, procuro sempre formular a minha própria opinião sobre as coisas, mantive-me neutra quanto à prestação literária da cuja.
   Depois disto... hum depois disto, a minha opinião já não está tão neutra aliás ganhou uns quantos pontos negativos  mas não posso afirmar que para mim seja a PIOR escritora portuguesa como vi muita gente a dizê-lo! Mantenho-me apreensiva, e quando tiver mais conhecimento sobre a matéria aí sim posso afirmar se gosto de a ler ou não, mas espero que esteja redondamente enganada porque é sempre bom descobrir um bom escritor mesmo que em determinada altura nos pareça um acéfalo! 
Vamos ver se um dia destes ganho "coragem" e leio uma obra mas, por favor, que não tenha tanta estupidez quanto esta crónica!



   Outro assunto que me têm deixado triste, é o fim da RTP2 e esta confusão toda da privatização do único canal público que temos. Se a privatização for positiva para diminuir as despesas do Estado, nesta fase de crise,  não vejo que seja algo tão mau assim, mas duvido que seja essa a "intenção" porque o governo só corta com as despesas do Estado em coisas que não deve... Mas não entremos por aí se não ficamos aqui na conversa até amanhã e confesso que o sono já é algum para agora começar a falar dos podres da sociedade na qual estamos inseridos e da ideologia politica de que somos alvo (ai que já faltou mais e daqui a pouco estou a mandar vir, eu bem digo!). Mas acabar com a RTP2 não é ir longe de mais?
   Eu não vejo muita televisão, mas por acaso um dos canais portugueses que mais aprecio ver é este, as outras primas RTP e a SIC Mulher. Bem sabemos que dos quatro canais, aquele que tem menos audiência sempre foi o segundo mas isso é porque vivemos num país muito pouco culto, na minha opinião.. Porque uma pessoa com dois dedos de testa, passo a metáfora, com capacidade de distinguir aquilo que presta daquilo que não presta, consegue ver que este canal na sua grande maioria em comparação com os três restantes, nomeadamente com os dois grandes lideres de audiências (SIC E TVI) é o que dá programas que merecem ser vistos e com interesse cultural. 
  Mas compreendo que isto nem sempre desperte a curiosidade e o interesse das pessoas, porque infelizmente, as pessoas gostam é de ver programas sem qualquer valor intelectual, passo a citar Realy-shows.  Destes há um, ao qual me refiro mais directamente- "Casa dos Segredos" que  na minha opinião é a maior podridão da televisão Portuguesa e a sua versão anterior "Big Brother", como disse um dos meus escritores predilectos- Miguel Sousa Tavares. 
   Eu própria em algumas vezes que fiz zapping parei por uns minutos nesses programa, e não sei se acontece convosco, devendo afirmar que respeito quem goste, mas sinto a vergonha que aquela "gentinha" ali atafulhada numa casa vigiada envolvida em centenas de intrigas e dramas, não sente! Sinto-me envergonhada, ao ver aquela gente, grande maioria, sem nada na cabeça a mostrar o podre da vida delas ali de mão beijada, a viverem disso mesmo e a exporem-se com toda a satisfação.
  Não minto que dei uma olhada pelo primeiro "Big Brother", quer dizer, era pequenina mas ainda vi algumas vezes apesar de a minha família ter a mesma opinião e talvez por influencia dos meus pais eu não suporte este tipo de programas, mas como era novidade ainda passei algumas vezes pelo programa e lembro-me do carismático e engraçado Zé Maria e do barraqueiro do Marco, mas foi o suficiente para que nos meus ternos hum... (8/9 anos?) a minha opinião tenha sido logo esta. 
 Compreendo que estas "poluições televisivas" sejam aquilo que qualquer produtor deseja, porque é isto que faz sucesso entre as mentalidades dos portugueses mas não terminem ao menos com a golfada de ar fresco entre tanta futilidade e superficialidade que passa na TV, que tem o nome de RTP2. 
   Acredito que não seja a única a sentir esta nostalgia, mas este canal traz-me muito boas recordações porque quando era pequenina era lá que passavam os desenhos animados que tanto coloriram os meus dias, que passaram séries juvenis que também me fizeram sonhar e me inspiraram como o "Diário de Sofia" e o "Pica"; que anos mais tarde começou com um formato e um programa único e giro pelo qual me tornei fã no primeiro minuto, estou a falar do "5 para a Meia-Noite"; que nesse intervalo de tempo passaram outros programas giros que se fartaram e engraçados como "A Revolta dos Pastéis de Nata" e o "Sempre em Pé", entre tantos outros como a "Sociedade Civil" sempre muito interessante de se ver e documentários e concertos e.... Porquê terminar com algo que tem tanto para oferecer?
   A conclusão é fácil de se tirar : se terminarem com este canal, a televisão e a cultura portuguesa vão ficar mais pobres. Cada um de nós vai perder. E o valor e o respeito pelo que é nosso vai ser cada vez menor, e isso é triste, muito triste. Eu gosto de ser Portuguesa, mas dêem-me motivos para me orgulhar da nossa tão rica cultura e acabar com a RTP2 não é o caminho certo.

  

domingo, 14 de agosto de 2011

Amy Winehouse (1983-2011)

É triste. É muito triste. É lamentável ver vidas destruidas, magoa, dói. Haverá razões suficientes para a decadência? Para a constante destruição da própria integridade? Infelizmente muitas vezes as circunstâncias da vida levam-nos às piores condições humanas... Será pura estupidez? Consequência de valores deturpados? Ou a cedência às infelicidades e aos desgostos que por vezes contornam o nosso ser? Não sei o que foi, mas ver uma das melhores artistas a cair aos bocados até ao fim inevitável, foi muito duro de se presenciar. Perdeu-se uma voz única, uma voz que tocou em tantas almas, uma voz que nos transportava para o grande fervor musical dos anos 60, uma genuinidade há muito não ouvida, uma genuinidade que se chamava Amy Winehouse.


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Caso "Casa Pia"


Finalmente se fez justiça, talvez não tão justa como deveria ser, sobre um caso que manchou e manchará para sempre o país, não só pela monstruosidade que durante anos marcou a vida de crianças e jovens, dentro das quatro paredes de uma das maiores instituições de Lisboa, de acolhimento para crianças, mas também por ter demorado oito anos para que as vitimas fossem consideradas como tal.
Infelizmente é assim a história da justiça em Portugal, que me faz muitas vezes sentir vergonha de ser portuguesa e de ser humana.
Apesar de na sexta-feira, dia 3 de Setembro, se ter dado mais um passo neste processo, o fim para este escândalo ainda continua longe, ainda há muito por descobrir, incluindo a verdade que envolve todo este caso.
Não quero parecer pessimista, de maneira alguma, nem perder a esperança de que os verdadeiros culpados, um dia, irão pagar pelos crimes desumanos que cometeram, mas acabo por me deixar convencer pela frase que oiço sempre que a "Casa Pia" é noticia : -"No fim ainda fica tudo em águas de bacalhau".
Ficamos à espera.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Tutankhamon - revelações por "revelar"

Ainda me lembro como se fosse hoje, quando andava no 7ª ano (mais precisamente em meados de 2004/2005) e na disciplina de história abordamos alguma história do Egipto.
A professora falava desta antiguidade faraónica que nunca vim a imaginar ser tão importante na história.
Os anos passaram e diversas informações fui adquirindo sobre Tutankhamon, mas só à cerca de um ano atrás que num documentário vi desperta em mim a curiosidade.
Diversas especulações foram lançadas e só algumas certezas estão visiveis na informação que se encontra disponivel.
Li no jornal Público online que as autoridades do Egipto comunicaram que esta semana vão divulgar novas informações sobre Tutankhamon, resultantes de análises do ADN.

Será desta que vamos saber alguma verdade na história deste jovem faraó?? Ficamos à espera...




Tutankhamon - faraó da XVIII dinastia do Antigo Egipto, morreu há mais de tres mil anos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"José Saramago X Deus, afinal quem é mau?"


é
o titulo da novela acabadinha de estrear no panorama nacional.


-"A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".

-"Na Bíblia há incesto, (...) é inegável. Não existiria este livro se o episódio de Caim e Abel não estivesse na Bíblia, onde se mostra a crueldade de Deus. Não se deve ter confiança no Deus da Bíblia".


Para além disto,

José Saramago declara que Deus é pe
ssoa má e vingativa


Só me resta dizer: Quem sou eu, para criticar tão prestigiado escritor mas Sr. Saramago já tem idade para ter juizo!