Mostrar mensagens com a etiqueta Receitas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Receitas. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 14 de março de 2013

Menu de aniversário

O meu pai fez anos nesta terça-feira. E eu, como adoro cozinhar, ofereci-me para fazer o jantar e o bolinho de aniversário.
Então, andei uma semana a planear a refeição, a tirar ideias da internet, receitas e a ficar ansiosa para pôr as mãos à obra.

O menu foi:
  • Entrada: Pão de Mafra no forno, com manteiga e queijo mozzarella, coberto com salsa e cebolinho.
  • Pratos:
    • Peixe: Filetes de pescada cozidos a vapor em alumínio, cobertos com molho de tomate*.
    • Vegetariano: Tofu exótico, cozido a vapor em alumínio, coberto com molho de tomate*.
    • Acompanhamentos: Batata Doce, feijão-verde e cenoura - tudo cozido.
Os "papelotes" prontos para ir cozinhar. Cada um com a sua identificação ehehe.
  • Bebida: Sangria de Champanhe de Frutos Vermelhos

Sangria de Champanhe e o copo com açúcar por cima.
  • Sobremesa:
    • Bolo de Aniversário - Delícia de Chocolate coberta com morangos.
Antes de ir ao forno, e depois de pronto.

*Receita do Molho:

Ingredientes:
  • 50ml de azeite
  • 1 cebola grande
  • 4 dentes de alho
  • 30ml de vinho branco
  • Salsa
  • Cebolinho
  • 30gr de polpa de tomate
  • Um pouco de água (meia chávena de chá)
Corte a cebola e os alhos em bocadinho pequenos ou às rodelas. Refogue com o azeite e deixe que a cebola fiquei bem cozinhada. De seguida, junte a polpa de tomate e o vinho branco, mexa bem e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Acrescente as especiarias (as que quiser) e deixe mais uns minutos a refogar. Junte um pouco de água, apenas se o molho estiver muito grosso. Deixe mais uns 2 minutos e está pronto.

Notas: Não juntei sal, pois o meu pai come comida sem sal, então meti o sal em cada "papelote"

domingo, 3 de março de 2013

O meu "Livro de Receitas"

Desde que comecei a dedicar-me à cozinha que tive o "sonho" de escrever o meu próprio livro de receitas.
Nestas férias, tive a ideia "maluca" de o começar a escrever. Estou a guardar todas as receitas que uso, meto as anotações que faço, e assim, começa a nascer um sonho. Um sonho que já tem 9 páginas, sendo que a grande maioria das receitas são doces. 
Hoje, estive a fazer um apanhado de receitas vegetarianas para um amigo nosso e vi que, quando preciso de me lembrar delas não me vem nada à memória. (já devia ter guardado as receitas grrr)
Nada que, em alguns dias, eu não consiga completar. Para já também juntei mais 9 páginas a estas receitas, mas neste caso são versão tachos e não bimby.
Começo a imaginar o meu livro nas montras das livrarias - "Receitas da Dani" (ainda estou a trabalhar no nome ehehe), um sonho, não passa de um sonho.. Mas tudo começa com um sonho, que só nós temos a capacidade de o tornar realidade.



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Em modo: Doceira

Amanhã eu e o meu A' temos um almoço em casa de um casal amigo. Como tal, oferecemos-nos para levar a sobremesa, já que a nossa amiga F. vai fazer como prato principal uma receita vegetariana (e só nós é que somos vegies ehehe).
Após pedir ideias a M. (obrigado amiga pelas dicas) e ao meu coração, lá nos decidimos por um Bolo de Requeijão, pois tinha feito um no ano passado que tinha ficado divinal.
Cheguei à pouquito a casa e pus logo mãos à obra... e já está pronto! 




Vamos lá ver se amanhã ele fica "Aprovado"!

A receita é daqui: Bolo de Requeijão

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Risotto de Farinheira e Cogumelos Portobello

Desde que comi, pela primeira vez, risotto em casa do meu amor, que ando desejosa de experimentar fazer aqui em casa. 
Descobri que para um bom risotto deve-se usar ou arroz arbório ou carnaróli, eu simplesmente comprei no supermercado um arroz para risotto. 
A palavra risotto significa "arrozinho", sendo um prato típico Italiano que surgiu no século XI.
Cada pessoa utiliza este ingrediente conforme "necessita", como acompanhamento, entrada ou prato principal. 
Então, amanhã o almoço será Risotto de Farinheira Vegetariana e Cogumelos Portobello. 

Vamos lá ver como me saio na minha primeira experiência... Se não sair risotto, que saia um "arroz" saboroso ehehe

Risotto de Cogumelos

E vocês, já comeram Risotto? 

Receitas de Risotto (versão tachos e bimby) - No Soup For You