Mostrar mensagens com a etiqueta Ecologia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ecologia. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Limpar ecologicamente!

Bom dia a todos!
Chegámos ao mês das "Limpezas de Primavera" e, além disso, todos nós fazemos as limpezas de rotina da casa. Até vem a calhar com o post em baixo publicado pela M., sobre o seu gosto por aspirar a casa ehehe.
Em pesquisas que andei a fazer, descobrir este vídeo, de uma senhora que explica como limpa a casa fazendo ela própria os produtos em casa. Limpa de uma forma ecológica, usando apenas uma mistura de produtos que se encontram facilmente - água, vinagre, bicarbonato de sódio e limão.

Ora vejam a explicação detalhada:


Penso experimentar este processo e ver se resulta, além de bom para o Ambiente, é bom para as nossas carteiras.

Boas Limpezas!

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Estava tão pertinho do 16



Faz sentido. Frequência de 15,4 equivale a 15 como nota final à cadeira. Faz todo o sentido, se eu não tivesse ficado a uma décima do 16. GRRRR que nervos!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mercado Verde em Carnide

Soube à pouquinho que em Carnide (Lisboa) vai haver no 1º sábado de cada mês um mercado biológico :).
Todos os legumes (e não só) vendidos neste mercado são das hortinhas da freguesia. Além de ser bom para o ambiente e para nós, é bom para as pessoas que os vão vender - resumindo, é bom para Todos! 
Fiquei super curiosa e interessada em ir visitar (amor, desta não te livras ehehe)!
Não se vou já neste sábado, mas a quem estiver interessado, aqui fica o cartaz:




Comidinha fresquinha, com cores bonitas e um passeio "diferente" - Aproveitem ! =)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lunette - a revolução

Este post é mais dedicado às meninas ou meninos que queiram dar a conhecer este produto!
Ao longo dos anos, a evolução da higiene feminina partiu dos panos que colocavam na sua roupa interior, para os pensos higiénicos/diários e os tampões.
Eu, como mulher e preocupada com o ambiente, comecei a pensar no lixo que cada mulher faz ao longo da sua vida só com os produtos higiénicos para a menstruação!
Fiz diversas pesquisas e li imensas opiniões, até que encontrei a Lunette!


Lunette é uma marca de copos menstruais (e não só), fabricados na Finlândia e com silicone 100% medicinal, hipoalergico e ecológico. Existem diversos tipos de copos, diversos videos que explicam como se dobrar para facilitar a sua colocação e opiniões. De tudo o que li, não vi uma opinião negativa. 


A minha experiência começou à uns mesitos atrás! Andava farta de usar os tampões, magoavam-me por vezes, provocavam-me algumas alergias, não eram confortáveis, tinha que os mudar muitas vezes por dia e não achava nada ecológico o lixo que estava a provocar!
Li, li e li e lá me decidi e comprei o meu Lunette (o meu é azul ehehe). Comprei na Terra Pura, custou cerca de 30€, mas sei que existem outros sítios que vendem e até a preços mais em conta.
Vem numa caixinha como a imagem mostra, com um saquinho em tecido da cor do copo, muito bonitos e decorados. Além disso, comprei o liquido de lavagem, dado que, sendo da marca seria o mais indicado para a lavagem do copo.
Mal o comprei decidi logo esteriliza-lo, algo que faço todos os meses para manter o copo limpo e desinfectado. 
Ao início tive certas dificuldades em me adaptar ao copo, na colocação até foi fácil, pois já usava tampões há muitos anos, mas o retirar revelou-se mais difícil. Outro "problema" que tinha medo de acontecer era de não ficar bem colocado, mas basta sentir o vácuo que faz e sabe-se que está no sítio! Nada que uns dias de prática não resolvem-se os problemas/medos. :). A lavagem é fácil, basta despejar na sanita e lavar com água. Fora de casa, limpar com uma toalhita e água (que eles também vendem). 

Aconselho a todas as meninas a experimentarem o copo menstrual, ele não absorve nada, apenas "acumula" o sangue que se perda durante a menstruação, pode ser usado até 12h (conforme seja o teu periodo), não seca a vagina (como os tampões fazem) e podes usar durante a noite, dia e qualquer altura do ano!

Desde que comecei a usar nunca mais consegui voltar aos produtos antigos e, para mim, foi a melhor revolução na higiene feminina dos últimos tempos!

Para lerem um pouco mais sobre a Lunette - aqui.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Trocar a gelatina pelo agar-agar

Já há imenso tempo que andava para experimentar o agar-agar.
O agar-agar é um substituto da gelatina, fazendo com que as nossas sobremesas (e não só) fiquem solidificadas. 
Encontra-se nos supermercados com embalagem semelhante!


A gelatina tradicional é de origem animal, como podem ver aqui - link, mas já existe gelatina de origem vegetal.
Heis alguns exemplos que podem adquirir:

Gelatina marca Koala
Gelatina marca Dia
:
Gelatina marca Gelly.já

Contudo, para solidificar (tipo folhas de gelatina) só existe (que eu conheça) o agar-agar. Para mim, foi uma óptima descoberta e abriu-me novas portas na culinária!

Fiz hoje a minha primeira experiência, fiz uma mousse de manga que já se encontra no frigorifico a solidificar ehehe. Vamos lá ver como sai (cross your fingers :) )!!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Ser ecológico tornou-se mais fácil!

Enquanto ontem não conseguia dormir com o constante barulho provocado pelo vento, dediquei-me a pesquisas ambientais. 
Sou uma pessoa que se preocupa em usar produtos ecológicos, tais como: sabonete, shampoo, líquidos de limpeza da casa, etc. Apesar de aqui em casa ser difícil convencer o pessoal, gosto de me manter actualizada, para que na minha futura casinha utilize o máximo de produtos possível que não façam mal ao ambiente. :)
Deixo-vos aqui uma imagem com alguns dos produtos ecológicos que já se encontram no tradicional supermercado:  


Da esquerda para a direita temos:
  1. Amaciador para a Roupa - marca Continente
  2. Limpa vidros - marca Apta
  3. Papel higiénico - marca Continente
  4. Pastilhas para a maquina da loiça - marca Apta
  5. Detergente lavar loiça (à mão) - marca Continente

Acho que as marcas brancas devem investir nestes produtos, dado que os produtos ecológicos de marca "conhecida" costumam ter um preço absurdamente elevado.
Assim, todos podemos fazer um pequeno investimento e utilizar estes produtos. Quantos mais formos, mais o preço irá ser descer, tornando-se um produto quotidiano nas nossas casas! 

Acreditem que estes "pequenos" gestos fazem toda a diferença e que todos juntos podemos tornar o nosso planeta num Planeta Melhor! =)



Deixa a tua marca Positiva no nosso Planeta ! =)

Para conhecerem mais alguns produtos ecológicos - Produtos Ecológicos