Mostrar mensagens com a etiqueta Ídeias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ídeias. Mostrar todas as mensagens

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Aproveitem o Bom Tempo!

Hoje, esteve um belo dia de sol. Quentinho, radioso e super convidativo a uns belos passeios em jardim ou praia.
Li à uns mesitos atrás que, no inverno, as pessoas mais idosas (e não só) têm tendência a se isolar e deixar de sair à rua. Como tal, é prejudicial para a saúde, pois o Sol ajuda a diminuir sintomas de doenças como osteoporose e permite uma  melhor a absorção do cálcio no organismo, reduz o risco de cancro e de diabetes.
Saiam um pouco de casa todos os dias, mesmo naqueles dias em que o sol não brilha, pois faz bem à nossa saúde e ao nosso bem-estar!




Para não ser só "façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço", eu o meu A' demos um belo passeio na praia, levámos o almocinho e comemos à beira-mar, com o sol a aquecer-nos e a deixar-nos com um belo sorriso na cara :)

Cuidado com o alumínio


O papel alumínio é largamente utilizado na gastronomia, mas na grande maioria das vezes isto acontece da forma incorrecta. 

Nós temos a tendência para colocar o lado brilhante virado para fora, pois deixa o visual do prato mais bonito.
Só que o lado mais brilhante é assim porque recebe um polimento para criar uma barreira ao contacto directo do alumínio com o alimento e por conseguinte protege a libertação do alumínio para a nossa receita.
Esta protecção, o polimento, só não acontece dos dois lados porque é um processo caro que inviabilizaria a comercialização do mesmo.

Além de usá-lo com o lado brilhante voltado para o alimento, deve-se evitar dar mais de uma volta no alimento, pois na segunda volta em diante os líquidos que gravitarem entre as camadas serão poluídos com o alumínio e voltarão impiedosamente para a nossa receita. Assim é importante fazer a finalização em forma de trouxa que deve ficar situada na parte superior, para evitar esta comunicação dos caldos do alimento com a parte não polida do papel-alumínio.



Sabiam disto? Eu não e já tive muita "físico-química" na vida!Nunca pensei em tal coisa mas faz sentido. Achei útil partilhar aqui e deste modo avisar-vos para terem mas cuidado da próxima vez que "embrulharem" os alimentos com papel de alumínio!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Marmitas e Ecologia

  Hoje prevê-se um dia chuvoso e também com algum frio, não tanto como o pessoal da meteorologia anunciara no inicio da semana, mas mesmo assim algum devido à descida das temperaturas.
    
 E como este vai ser um fim-de-semana de estudo, nada melhor que levar para a biblioteca pedacinhos de bolo que eu fiz ontem à noite, para a sobremesa do almoço de hoje. 
Para que tanto a mim como ao meu homem não nos falte nada e já se sabe que quando se estuda lá se vai petiscando qualquer coisa!
    
   O bolo é de café, por isso talvez ainda nos dê mais energia para assimilar toda a matéria! E para  o acompanhar talvez leite ou chá... Hum Logo se vê! 
Esta é uma maneira de poupar de dinheiro e comermos  comidinha caseira, sejam pequenos lanches ou quando dá, almocinnhos!  Sabemos o que contém  e por isso não há cá porcarias de conservantes nem corantes e a bem dizer é a nossa comidinha ou a da mãe, que é sempre mais saborosa! É uma forma bem mais saudável e económica! 

 E por falar nisso tenho que comprar uma marmita. Este ano quero levar mais vezes almoço de casa para a faculdade. É mais rentável do que estar a gastar dinheiro e a alimentar-me mal no refeitório, porque quase sempre a comida é feita às três pancadas, o que é compreensível porque somos dezenas e dezenas de alunos; professores e funcionários. 
 
Não há necessidade de estar a sair de lá e passado nem uma hora estar cheia de fome outra vez, porque não almocei grande coisa. É um gasto e um desperdicio enorme, que ao fim de uma semana ou um mês já faz toda a diferença!
   
 Já levei algumas vezes almoço, mas aborrece-me porque ou se entorna qualquer coisa ou  ter que andar com um saco para trás e para a frente, já provocou que me esquecesse sempre de alguma coisa algures pelo refeitório.

  Por isso ando a ver se encontro uma marmita em condições, resistente às viagens e também uma "lancheira". Tive imensas lancheiras a combinar com a mochila da escola, na primária e no básico, mas onde é que isso já vai! 
Tenho visto bastantes jovens com umas muito giras com padrões de flores, bolinhas, risquinhas e sempre com cores muito alegres e vivas, e é uma dessas que eu preciso!

Acho que já vi algures no continente, mas não prestei muita atenção e naquelas "barraquinhas" que estão espalhadas pelo corredor do Colombo, mas pareceram-me tão caras! Alguém me aconselha onde posso encontrar deste material e de boa qualidade?
Dei uma olhadela AQUI.  Mas aqui só encontro mesmo as marmitas, lancheiras não as vejo. Conto com a vossa ajuda!

Agora vou me arranjar porque o tempo, esse grande malandro, passa a voar (mas só quando não deve)! Desejos de um bom fim-de-semana por esses lados, assim no quentinho e no conforto!




segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Monserrate, que herança tão nossa!

 
    
    Lembram-se daquele post (demasiado feminino, por isso provavelmente só meninas é o que leram) em que falava dos meus sapatos novos? Pois bem, eu tinha dito que nesse dia ia estreá-los. Lá fui eu toda vaidosa, com os meus sapatinhos dignos de uma princesa passear ao lado do meu príncipe pelo palácio e jardim de Monserrate- até aqui um filme perfeito... se o jardim belíssimo e romântico e sublime  não tivesse um solo igualmente AGRESTE. O que eu sofri!
   Eu que ando sempre em jardins e em explorações pelo verde de Portugal já devia saber que para estes sítios se leva calçado confortável e se vai o mais prático possível e não calçado passível de ficar entalado nas pedras e que fazem doer passado 10segundos de caminhada. Foi exactamente isso que me aconteceu... Contabilizam-se umas 50 vezes que fiquei entalada nas irregularidades do chão, dores e desconforto constantes. Mas não pensem que isto me impediu de ir a mais sítios e visitar o jardim por inteiro... Nah... eu não sou mulher por me dar por vencida a uns sapatinhos toscos, isso é que era bom!
   Andei, passei muito só que demorei foi mais tempo, assim numa espécie de tartaruga mas sem a carapaça e sem outras características que tais.  Pobres pés, já não bastavam os sapatos do Traje, aqueles malvados se não agora a louca da dona ainda arranjar mais objectos de tortura.
  Mas parando de falar nos meus pés, que os coitadinhos não pediram para ser conhecidos, adorei Monserrate, somos apaixonados por Sintra por isso é um sitio que visitamos frequentemente e Monserrate não nos desiludiu de forma alguma. É LINDO.
   Só há uma contrapartida - o preço dos bilhetes. E aqui vem outro tema de que queria falar. É uma vergonha, no meu ver, pagar-se tanto para visitar aquilo que é nosso, aquilo que é o nosso património. Só nós os dois, gastámos 14euros em duas entradas, imagine-se famílias inteiras o que não gastam para ir dar um belo passeio numa tarde?! Acho uma estupidez tremenda, nós, portugueses pagarmos para ver aquilo que é nosso por direito. Pagar para ver aquilo que nós próprios construímos? Existe regra mais absurda que esta?  Fiquei estupefacta a olhar para o preçário. Depois não digam que os portugueses não valorizam o que é seu e só acham que o que é do estrangeiro é que é bom! Num país que nem a própria cultura sabe valorizar não admira que o povo vire mais as atenções para aquilo que não lhe pertence e que desconheça das coisas maravilhosas que Portugal tem para oferecer.    
   Quando compreenderem que não temos os ordenados dos restantes países da Europa para gastar em bilhetes e visitas naquilo que nos deveria receber de portas abertas; talvez Portugal ganhe outro estatuto, talvez Portugal seja visto com outros olhos; talvez Portugal seja realmente amado e conhecido pelo seu próprio povo. É isto que me entristece, a pouca cultura  que existe em muitas cabeças num país que é tão culto. 
    Acham que é a cobrar bilhetes que conseguem sustentar as despesas que uma obra destas exige? Para onde vai tanto dinheiro que todos os dias saí das carteiras dos portugueses para os bolsos do Estado? Não deveria estar a manutenção do património português incluída? Há muita coisa que tem que mudar, muita mesmo... mas principalmente a mentalidade e o bom senso. Sem isto nada muda. Sem isto não há mudança que o valha! Sem isto não há cultura, sem isto não há valor, sem isto não se sabe ser Português - os eternos aventureiros e descobridores. E eu gosto tanto de ser portuguesa.
  
  Aconselho a todos a visitarem esta linda relíquia bem guardadinha no eterno coração de Sintra, é tão bonito que se torna difícil de descrever.  Apesar do preço absurdo dos bilhetes, vale mesmo muito a pena. Ah! E levem calçado apropriado!


terça-feira, 25 de setembro de 2012

A Televisão Portuguesa aos meus olhos

  Ontem à noite, enquanto estava a adormecer, comecei a pensar nas transmissões da nossa Televisão Portuguesa.
  Tenho memóriabde quando era mais nova darem programas para toda a família, para todas as idades e   gostos.

  Hoje em dia, a televisão é bombardeada de publicidade, de programas para "encher" o tempo e para um tipo de cultura que, para mim, é degradante.

  Entre diversos reality show's e desenhos animados envolvendo muita violência, a televisão tornou-se algo banal e que raramente transmite cultura. 
  Com isto, não quero dizer que todos os canais funcionam desta forma, mas (segundo o que vejo) grande parte "sobrevive" deste tipo de programas. Por este motivo, vejo cada vez mais canais estrangeiros, pois fico triste com a programação portuguesa.

  Tenho saudades de ver na televisão programas que motivem o nosso dia-a-dia de forma alegre e estimulante. Uma série romântica, programas "alegres", desenhos animados mais educativos, são algumas das coisas que gostava de poder ver na televisão.
 Espero daqui a uns anos dizer que tudo isto mudou, mas para melhor! 


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A bela da Bola de Berlim!!

Ontem, numa tarde de passeio em família, aproveitando o sol e o bom tempo que nos visita, fomos visitar  "A Padaria Portuguesa".
Li recentemente no Facebook:  https://www.facebook.com/apadariaportuguesa , que "A Padaria Portuguesa" tem a segunda melhor Bola de Berlim de Lisboa.
Venho com isto confirmar que é das melhores (se não a melhor) Bola de Berlim que já comi (bem que já comemos!).

Visitem e provem!

Agora o verão chama para a bolinha fofinha e fresquinha na praia, mas porque não numa bela esplanada?!



domingo, 2 de janeiro de 2011

Início do Novo Ano...

E 2011 já começou....

Um ano novo, com coisas novas, mais impostos, mais dificuldade económica para os
portugueses...mas não vamos perder a esperança, porque essa é a última a morrer.

Vamos pensar que este ano o calendário proporcionou-nos mais feriados em dias de semana e possíveis pontes, permitindo o nosso descanso tanto merecido.

Vamos pensar no que temos de melhorar em relação a 2010.

Vamos pensar .... nas coisas BOAS!!!


Não desanimar é a proposta que tenho para este ano =).

terça-feira, 23 de março de 2010

Vigilância de teste intermédio como se entreter?

No passado dia 15 de Março, os alunos do 12º ano realizaram o teste intermédio de Matemática A.
Durante esse teste todos tivemos a vigilância de algum professor da escola, no caso da minha turma foi o professor de educação física [Rui Pires], e ao longo do teste o stor fez um género de cartoon sobre o que se passava na aula.

O resultado foi este:

Através de cada balão distingue-se cada elemento da turma, adivinhem lá quem sou eu? =P

domingo, 15 de novembro de 2009

Viajar no Tempo

Sempre sonhei com uma máquina do tempo, em que bastava carregar num simples botão e puff! Cá estava eu em plenos anos 60 transformada numa Hippie, defensora da paz e do Amor*,
inserida numa comunidade hippie a assistir a um concerto dos Beatles**, por aí algures. Ou transformada numa Betty Boop dos anos 30 ou dar um salto até à idade da Pedra e reencarnar na Wilma Flintstone.

Por enquanto ainda não é possível viajar no tempo, mas pode ser que daqui a uns anos faça um post a dizer o contrário e a contar uma dessas viagens: - Isto da máquina do tempo é um espectáculo! Não é que hoje fui parar à corte de D. Filipe II, quando dei conta era uma das aias de D. Margarida de Áustria!

Fica aqui prometido o post a contar uma dessas aventuras, por agora divirto-me a recriar fotos que não é bem a mesma coisa mas também é bastante divertido, deixo aqui o site: http://www.yearbookyourself.com/ , experimentem! ;D



Fica aqui uma amostra de como eu seria nos anos 50, que me dizem?

* Ainda o sou!

** Love, love me do. You Know I love You... nanananana

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Uma mão ajuda a outra...

Hoje como pesquisa e analise de informação da disciplina de área de projecto dirigi-me ao Centro de Ajuda ao Sem Abrigo.
Apercebi-me que não sou nada no meio deste universo infinito e injusto para algumas pessoas, que todos devemos ajudar da maneira que podemos e de perceber....
Sim, perceber que por vezes não é facil sair de um dia-a-dia sem horas, sem nada que nos impeça de fazer o que queremos e voltar para uma rotina de uma "sociedade consumista".
Com umas minimas horas da minha semana vou ajudar os que mais precisam. Com um sorriso, uma sopa quente ou um cobertor para as noites mais frias do inverno que se aproxima.
Basta um simples gesto para ajudar e esse gesto está nas nossas mãos.




sexta-feira, 19 de junho de 2009

De uma simples conversa...

I Parte: Vamos Criar um blog?
Terça de manhã, 16 de Junho, eu e a D. como sempre trocamos as nossas sms matinais, depois de termos mandado a sms do costume, obrigatória em todas as conversas ( Olá miga, tudo bem?), começamos então a iniciar aquilo a que se pode chamar um "diálogo":
D. (mensagem): -Então miga que se faz?
M. (resposta): -Vou arrumar o quarto, bem tou a pensar fazer um blog!
D. (mensagem): - Um blog?
M. (resposta): - Sim um blog, onde partilhassemos episódios engraçados do dia-a-dia, opiniões, conversas, não sei!

Por brincadeira perguntei à D. (que estava em plena época de exames) se queria ser minha sócia?
Aquele mero diálogo matinal, de quem tinha acabado de acordar e já estava com ideias,
que no meu caso estava no 1º dia de FÉRIAS e D. a estudar para o exame de Economia, passou então a ser a ideia principal. Criar um blog !
II parte: Hoje decidimos criar o blog!
M. (mensagem) : Daniii, vou abrir o blogue..

Começou então a primeira tarefa árdua desta aventura: escolher o nome.

M.: (mensagem) - Oh miga, e que nome vamos pôr?
D.(resposta) - Não sei, mas tem que ser original!
M. (mensagem) : - Hum...almofadas?
D. (resposta) : - entre almofadas?
M. (mensagem) : - Conversa entre almofadas.. é isso :)
D. (resposta) : - Está decidido, Conversas entre almofadas :D
Era de facto o nome perfeito, principalmente depois de um dia muito cansativo (em que por vezes a criatividade se esgota), não só para a D. que tinha feito exame de Geografia mas também para mim, sim porque isto de estar de férias também cansa, apesar de só estar no 3º dia!!.
Sim! Este nome era sem dúvida o mais adequado, mas podiam ser tantos outros como: "Conversa entre duas boas amigas"ou "Conversas ao telefone quando existe chamadas grátis entre duas boas amigas" ou ainda "Almoços, idas à baixa e conversas entre 2 boas amigas".
Mas não! As almofadas são cúmplices das nossas longas e interessantes conversas,
especialmente ao fim do dia quando já estamos cansadas, e agarradas ao telemóvel nos deixamos encostar nas suas formas, cores e tamanhos, não é fácil estarem ali a levar connosco. Elas merecem!
E assim de um simples, mas original nome vem um blogue. O Nosso Blogue.

E vivam as ALMOFADAS e as CONVERSAS =D