quinta-feira, 21 de junho de 2012

Do BI ao Cartão de Cidadão!!

Muitos de vocês já devem ter o Cartão de Cidadão à uns anos, hoje chegou o meu dia!

Há 5 anos atrás, fiz o meu último BI. Na altura  (não me lembro de muitos promenores), mas sei que preenchi umas papeladas, fui medida, uma senhora tirou-me as impressões digitais e fiquei com os dedos azuis, deram-me daqueles lenços para limpar que cheiravam a limão =P. Entreguei uma foto que tinha tirado uns dias antes, sorridente e cheia de cor. Assinei no meu futuro BI e (se me recordo), ou o trouxe logo, ou o tive que ir buscar uns dias depois.

Hoje fui fazer o meu Cartão de Cidadão, aderir à informática e moderna identificação.
Comecei por me dirigir à loja do cidadão e tirar a senha.... Após um momentos de espera, chegou a minha vez, sentei-me e falei com a senhora simpática que me pediu o BI, o Contribuinte e o Cartão de Saúde. 
Seguidamente, tirámos a foto "praxe", sem mostrar dentes, séria e igual a todos... digitalizar os polegares e a respectiva assinatura.... Tudo isto de uma forma rápida, fácil e acessível a todos. Após rectificar todos os dados, agora, é esperar em casa por uma carta em que tenho que ir buscar o meu novo Cartão de Cidadão.

Deixe a antiguidade e já me modernizei, mas senti falta da ligação antiga, de ter uma foto bonita, de assinar no próprio cartão... 
Não vou sentir falta de andar com 3 cartões em que um deles era gigante, de preencher papéis....

E vocês qual preferem? 



   BI                   vs            Cartão Cidadão


4 comentários:

Anónimo disse...

eu ainda tenho o meu BI e adoro-o :) , não quero mudar. Phelps

M. à conversa disse...

Eu também já me modernizei, e compreendo a tua visão das coisas. Acho que a ligação e todo o procedimento antigo que se tinha para obter o nosso BI era bem mais simpático, bem isso dependia de quem nos atendia, mas era bem mais engraçado de se fazer também sinto alguma falta para não falar da foto bonita, dessa sinto mesmo muitas saudades ahahah :)

Anónimo disse...

Prefiro claramente o cartão de cidadão . Muito menos volume na carteira, e caso seja necessário alterar determinados dados (tais como a morada), o procedimento é MUITO mais simples. Aproveito ainda para comentar que a melhor parte desta publicação é quando dizes que te lembras dos lenços com cheiro a limão xD

D. à conversa disse...

Pois, o Cartão de Cidadão é mesmo MUITOOO melhor!!

Claro que lembro, era a melhor parte =P