terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sudoeste TMN 2012

    Pela primeira vez fui a um Festival de Música, e escolhi o Sudoeste para me estrear neste tipo de eventos.         Devo já proferir que gostei imenso, primeiro pela companhia e que boa companhia a minha: o meu amor e uns amigos muito fixes, gente muito boa! Depois pelo ambiente em si, ambiente festivaleiro, musical, cada um na sua, um ambiente feliz e alegre.
    Acampei uma semana na Herdade da Casa Branca, que é onde fica o sudoeste, mesmo pertinho da praia da Zambujeira do Mar (e que liiiinda!), e esta foi também a minha estreia no campismo "selvagem".
  Nunca tinha acampado numa tenda, uma vez acampei mas foi numa relote que inclui: quartos, sala e cozinha,  por isso não considero campismo puro.
  Desta vez foi mesmo à séria: tenda; banhos de água fria nos chuveiros com música de fundo de DJ patrocinada pela AXE; lavar a loiça nos lavatórios públicos destinados a esse fim; casas-de-banho hugh! as casas-de-banho, o único ponto negativo que tenho a apontar nesta minha aventura, foram mesmo as casas-de-banho, nojentinhas que só elas! 
   A comida? enlatados, bolachas, cereais, alguma fruta e apesar de a maioria dos alimentos serem os mais elementares possíveis como: atum, salsichas, arroz, massa e ovos, isso não nos impediu de fazermos umas belas refeições gourmet, ah pois é! É o que dá o namorado ser um belo cozinheiro! E devo afirmar sem sombra de dúvidas que ninguém passou fome!
    Quanto ao ambiente em si, é óbvio que como em todo o lado que se vá, se encontre pessoas de todos os géneros, uns que simpatizamos mais e outros que não achamos assim tanta piada. E aqui como é lógico, e para mais num evento musical viu-se gente de todos os tipos e lados. Pessoas das ilhas ( quase ao pé de nós estavam um grupo dos Açores e passaram uma semana inteira a gritar: ÓHHHH MIIIIGUEEEEL *deve ler-se em pronuncia açoriana*, só por acaso o meu namorado chama-se Miguel, e dei por mim a gritar o mesmo ao fim de uns dias e eu raramente lhe chamo pelo nome!), norte, Espanha, e de muitos outros sítios do país e do mundo. Vimos pessoal reggae, chunga, beto, com um estilo artístico; pessoas da idade dos nossos pais, resumindo todo o estilo de pessoas e mais algum e é essa mistura, talvez tão improvável, que faz com que o sudoeste seja um festival cheio de cor, de ritmo e de convivência unânime. Unânime? pois unânime, é que nos concertos tornamos-nos apenas um, é emocionante de se ver e presenciar!

                                     


   Mas falando agora dos concertos, propriamente ditos, foram cinco dias de muita música e barulho (nas tendas ouve-se a música a uns km de distância).
  Ao todo são quatro palcos: Palco TMN ou principal; palco SUPER BOCK SUPER ROCK (onde se davam pequenos concertos e festas à noite nos dias antes ao dia 1 de Agosto, dia em que o festival começou), palco Meo Reggae Box e o palco Groovebox.
    Foram cerca de setenta concertos, com artistas a solo e bandas, e como devem imaginar destes setenta que actuaram é impossível assistir-se a todos, uma vez que os diferentes concertos dão-se às mesmas horas mas nos respectivos palcos. Por isso desta lista temos que seleccionar os artistas que queremos ver!

Dia 1 de Agosto - O começo

   Este foi o primeiro dia do festival propriamente dito, isto é, para quem acampou, a grande maioria chegou mais cedo uns três dias antes para garantir um bom lugar no parque e também para evitar toda a confusão que se gerou no dia que começou o sudoeste, mas este foi o primeiro dia que marcou o inicio do festival de música. Neste dia foram apenas três artistas actuar, chama-se a "Recepção ao Campista", e foram considerados os  concertos de boas-vindas.
  Actuaram no Palco Principal estes três Dj's bem conhecidos da grande maioria do público, o primeiro foi o português: Pete Tha Zouk, segui-se o Martin Solveig e por último Afrojack.
   Ora destes três assisti apenas do inicio ao fim ao Pete Tha Zouk. Ao Martin Solveig assisti a grande parte do concerto numa mantinha na relva abraçadinha ao mais-que-tudo e a tentar combater o sono, e quanto ao Afrojack... bem quanto a esse... o sono venceu e ouvi-o ao longe na tenda já na longitude da minha atenção.
   O que posso dizer do que assisti? Não é o meu estilo de  música preferida, nem pouco mais ao menos, mas no ambiente certo, a música bomba à séria e nós também. E de facto foi isso que aconteceu, o ambiente era propicio a isso e por isso os dois primeiros concertos foram muito bons e divertidos de se assistir. Foram os dois muito simpáticos perante o público, e o Pete gravou mesmo partes do concerto em que o público gritava e saltava e dançava, para incluir no seu novo video-clip.
  O primeiro dia marcou sem dúvida muitos de diversão!




                        

                         


                         





Dia 2 de Agosto

  Este dia foi controverso. Dos concertos que assisti houve um que me marcou muito pela positiva, surpreendeu-me, vibrei, emocionei-me...  e outro que pelo contrário me desiludiu.
   O primeiro foi o do Matisyahu, era a única que não o conhecia* e fiquei-o a "conhecer" nesta noite, que concerto! Como já devem ter reparado foi este que ganhou um balanço positivo na minha classificação.
  Este rapper Judeu mostrou-se desde inicio muito interactivo e cúmplice com o público cativando-o desde o primeiro segundo, para além das músicas serem muito boas, também a sua presença simples, descontraída e humilde fez com que tivessem centenas ou até milhares de pessoas concentradas no palco principal unidas pelo mesmo ritmo. Quase a acabar o concerto agarra num dos fãs que estava na primeira fila, e traz-lo para o palco, a seguir a esse veio outro; e outro; e outro e às tantas tinha dezenas de pessoas a partilhar o palco consigo, todos abraçados a pular e cantar.
   Que grande momento, arrepiou e deixou o público completamente embebecido com este grande artista!  E digo-vos tivesse eu, ou melhor, tivéssemos nós na primeira fila, e não exitava um segundo a ser puxada por ele ou por um dos seguranças para que mesmo que não conseguisse acompanhar a letra, lhe estar mais perto de dizer que são artistas como ele que marcam a diferença! 
Ah para além que começou o concerto a dizer que fazia oito anos de casado, que fofinhoooo!
   De seguida e para fazer tempo para o concerto do Ben Harper para o qual estava entusiasmadissima, fomos, eu e o amorlindo, para a tenda do ReggaeBox. Actuava os Corneel Campbell (uma coisa que conclui é que os músicos de reggae são praticamente todos iguais e é difícil distingui-los, aliás porque as músicas parecem quase todas iguais!** ) acompanhados por saxofone produziam uma bela melodia, foi o concerto todo a dançar.
  Num momento de repouso na relva, reparo que há um grupo constituído por três divertidas pessoas (um guimarense semi-francês e duas simpáticas raparigas) já na casa dos trinta, que dançavam em roda de mãos dadas, e pulavam e riam.
-"Vamos, vamos? " perguntei eu e sem hesitar ele agarrou na minha mão, e lá fui eu e a cara-metade, os dois a saltar juntado-nos ao grupo. E que belos e divertidos minutos ao som do reggae com pessoas que não nos conheciam mas tal como nós vibravam pelo mesmo som!!
       Foi a vez do Ben Harper. E  de todos os que assisti, este foi o concerto que me decepcionou.  O recinto do palco principal estava cheio, mas tal como eu, a maioria das pessoas também estavam um tanto ou quanto aborrecidas com a prestação do músico.
   Eu gosto de Ben Harper não conheço a discografia completa mas gosto bastante de algumas músicas, e pelo que via parecia-me ser um músico bastante acessível, uma vez que a sua filosofia de vida é toda direccionada para a harmonia e o bem-estar, e era disso que eu esperava que tivesse em evidência num concerto dele.
   O concerto foi calmo de mais, tudo bem que o estilo musical dele apela ao romantismo e ao relaxamento, mas estando ele num festival não deveria ter adaptado as suas músicas para versões mais mexidas? Se por um lado acho que o deveria ter feito, por outro também concordo que ele mantenha a sua lealdade, quem gosta, gosta, quem não gosta, não assiste.
     Mas o problema não foi esse, o facto de ter sido um concerto mais calmo também foi bom, dá para estar abraçados a balançar ao som da música e a trocar uns beijos apaixonados de forma mais pacifica sem estarem quinhentas pessoas à nossa volta a saltar hihihi! O problema foi a antipatia dele com o público e foi disso que eu não estava de todo à espera.
    Não teve qualquer interacção connosco, não demonstrou grande simpatia, basicamente chegou; sentou; tocou e cantou e humildade também lhe faltou. E quando falo de humildade, falo mesmo no sentido puro da palavra, neste caso que para mim foi extremo, numa das poucas vezes que se direccionou ao público foi para chamar à atenção de um fã que se encontrava na primeira fila e que pelos vistos gritava muito para que ele tocasse uma certa música, ao qual ele responde: "Já tou farto de te ouvir, quanto mais vezes pedires essa música menor será a probabilidade de eu a tocar!" não creio que tenham sido exactamente estas palavras, mas foi esta a ideia que ele transmitiu no tom nada amigável.
   Não queria acreditar no que estava a ouvir! É perfeitamente normal que os fãs num concerto, gritem pelas suas músicas preferidas e aquelas que mais querem ouvir. Eu sei que os fãs podem ser uns melguinhas do pior e que muitas vezes certos artistas deveriam ser condecorados com a medalha de "Santo Paciente" mas quer-se-dizer não é também o trabalho deles? Verem o seu trabalho valorizado e agradeceram da melhor forma que conseguirem mesmo que tenham que ouvir cinquenta vezes de cinquenta fãs diferentes que são o amor da vida deles e a autorização para serem pais dos seus futuros filhos?!
     Mas como nem tudo é mau, o grande momento deste concerto e da noite, porque de seguida zingazinga fui dormir, actividade para o qual o Ben Harper contribuiu ao embalar-me... foi a querida Vanessa da Mata.       Ao contrário do companheiro ela é uma simpatia, e mal entrou o público, caladinho e cá para mim adormecido, acordou e vibrou.
    Aliás tenho que para mim, que a grande maioria estava ali só para ver a divertida brasileira a actuar, e confesso que eu estava mais entusiasmada para o concerto do Ben Harper porque sabia que ela seria a convidada,  para além de gostar bastante da música que eles cantaram em conjunto "Boa Sorte/ Good Luck" sou fã à séria dela, e não queria perder de todo a oportunidade de a ver ao vivo e a cores. Felizmente não me desiludiu e foi muito bom de se ouvir o tema ao vivo.

                      
                     

                     





Dia 3 de Agosto

  Deste dia só assisti a um concerto, e que bom concerto este!  Falo pois de Richie Campbell, o cantor português que canta reggae como ninguém de forma romântica e muito boa, por sinal!
  Foi um óptimo concerto, e o Ricardo, ou Richie como é conhecido é muito simpático e esteve sempre sempre a puxar pelo público até nos cansar e deixar ofegantes. Isto é, pediu para que cantássemos, ensinou-nos coreografias, fez com que nós e as centenas de pessoas ao nosso redor saltássemos coordenadas de um lado para o outro, pediu a opinião de uma música para um novo single.  A sua convidada foi a jamaicana Ikaya, muito boa onda e cantava que se fartava!
   Resumindo foi um concerto memorável!

                     

                     


Dia 4 de Agosto
  
   Comecei por ver os "The Ting Things" no palco principal. Desta banda só conhecia o tema "That´s not my name" e também foi o que mais gostei dos que tocaram (não foram muitas as músicas) .
  O recinto não estava cheio, por isso ficamos quase à frente, o que se por um lado é engraçado porque vemos quem actua bem pertinho de nós, por outro, é uma dor de ouvidos que parece que os tímpanos vão rebentar dentro de breves minutos. 
   Foram divertidos e dinâmicos em palco, nada por aí além! A vocalista, Katie White, iniciou o concerto falando em português hihihi, e durante o concerto não parou quieta.  Muito louco este dueto!
   De seguida e à mesma hora havia dois grandes concertos, um no palco principal com os grandes "Xutos e Pontapés" e outro no GrooveBox com os grandes "Thievery Corporation". 
   Sem hesitar eu mais a minha cara-metade, fomos direitinhos ao GrooveBox. Os Xutos podemos ver com mais facilidade, mas os Thievery Corporation constituia uma oportunidade única. 
   Esta espécie de banda, é uma das nossas predilectas,somos fãs acérrimos do trabalho destes artistas e por isso não podíamos faltar de forma alguma!
  De todas as excelentes memórias que trago do Sudoeste, este concerto é sem dúvida uma delas. Agora sempre que os oiço, quase todos os dias e quase sempre quando estamos no carro, vem-me sempre as memórias daquela noite à cabeça! Que BANDA! QUE CONCERTO!
   O recinto estava cheio, tudo a cantar em uníssono e a dançar, os artistas sempre a comunicarem com o público, a puxarem por nós, a utilizarem diversos instrumentos nas diferentes músicas, foi uma hora e tal, duas horas ( não estou ciente do tempo) sempre a bailar e a curtir à grande! E aquele baixista, ai aquele baixista, parece saído dos desenhos animados, eléctrico e louco até dizer chega! 
   Por fim e para terminar a noite, depois desta fantástica actuação, assistimos aos "The Roots" era uma banda que ninguém de nós conhecia, mas gostámos muito de os conhecer. O palco principal estava cheissímo e tinha pessoas de todas as idades, estilo de música rap mas com um belo toque de jazz por trás (e o que eu gosto de jazz e desta mistura), foi um excelente concerto e quase que aguentei até ao fim... depois tornei-me numa "Bela Adormecida" e plim.






Dia 5 de Agosto

  Este foi o último dia de concertos e deste dia só vi um.  "Two Door Cinema Club", este grupo promete! Não param e tocam até não ter fim. Mais um concerto agradável e divertido para acabar em bem este grande festival.

   Chegou ao fim, desta forma, o sudoeste, uma experiência diferente. Fui e gostei, mas se é para repetir? Sim mas agora noutro festival. 





E vocês alguma vez foram a um festival de música? Ou pensam ir? O que acham?


* Minto! O Gonças também não conhecia hihihi 
** Perdoem-me os especialistas neste estilo musical, do qual eu gosto imenso, mas confesso que ainda não tenho conhecimentos profundos que me permitam distinguir certos artistas, o que me faz parecer quase tudo a mesma coisa, nem tudo mas grande parte!



2 comentários:

D. à conversa disse...

Escrevi um comentário gigante e depois deu erro =O.

Começando pelo início:

Deve ter sido uma experiência maravilhosa e que vai ficar na memória para sempre! :)
Dos concertos que foram ver fiquei espantada com a situação do Ben Harper =/. Seria de esperar um bom concerto e "caloroso", mas parece que as aparências iludem!

Gostaria de ter visto Richie Campbell e Matisyahu (sendo que o segundo é o meu favorito).

Adorei a descrição de todos os dias e a forma como nos fazes "sentir lá".

Para o ano vamos os 4 :D

M. à conversa disse...

E terias gostado muito de estar lá foi uma experiência única miga :D Para o ano a ver se vamos os quatro por exemplo ao Paredes de Coura, que pelo que ouvi dizer é ainda melhor que o Sudoeste vamos ver :P
Este foi só um sumário de uma semana cheia de diversão, amor e amizade ahhhh e muiiita música :)