terça-feira, 23 de abril de 2013

DAR SANGUE É DAR VIDA

Hoje pela primeira vez dei sangue. De vez em quando há recolhas de sangue aqui na faculdade, o que é uma iniciativa óptima! Já tinha tentado uma vez mas o peso mínimo é 50kg e eu tinha 49. Sim dá mesmo vontade de rir!

Mas hoje estava tudo nos conformes. Os testes (hemoglobina, tensão arterial) estavam de acordo com os valores recomendados e segundo a médica estavam para lá de óptimos! O peso ronda os 51kg (weee) e eu fiquei feliz da vida por ajudar quem mais precisa.

Um dia poderemos ser nós a precisar, por isso é uma acção benéfica não só para quem está a precisar neste momento mas também para quem vá precisar mais tarde!

Depois de preencher uns inquéritos, de ter recebido um lápis verde manuseável muita giro e de ser obrigada a tomar um reconfortante pequeno-almoço oferecido pelo instituto:
- sumo da compal
-pão com chourição ou queijo ou um pacote de bolachas Maria ou de bolachas integrais

Lá me deitei na maca e durante 10 minutos sensivelmente, foi me retirado cerca de meio litro de sangue, o suficiente para salvar vidas. 
Não custa absolutamente nada, a não ser a picadinha ao inicio. É um processo simples para o quão grandioso é.
Acabada a colheita, tive direito a mais um lanchinho e a certeza de que assim que surgir nova oportunidade (tem que ser daqui a 4meses no caso das mulheres, e 3 meses para os homens) estarei lá de novo.


Aproveitei e registei-me como dadora de medula óssea, algo que já estava na minha lista de afezeres há algum tempo. Tudo isto em menos de 1hora.

NÃO HESITEM*!



*Para quem tirar sangue ou fazer análises, não afecta.

Sem comentários: