domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cuidado com o alumínio


O papel alumínio é largamente utilizado na gastronomia, mas na grande maioria das vezes isto acontece da forma incorrecta. 

Nós temos a tendência para colocar o lado brilhante virado para fora, pois deixa o visual do prato mais bonito.
Só que o lado mais brilhante é assim porque recebe um polimento para criar uma barreira ao contacto directo do alumínio com o alimento e por conseguinte protege a libertação do alumínio para a nossa receita.
Esta protecção, o polimento, só não acontece dos dois lados porque é um processo caro que inviabilizaria a comercialização do mesmo.

Além de usá-lo com o lado brilhante voltado para o alimento, deve-se evitar dar mais de uma volta no alimento, pois na segunda volta em diante os líquidos que gravitarem entre as camadas serão poluídos com o alumínio e voltarão impiedosamente para a nossa receita. Assim é importante fazer a finalização em forma de trouxa que deve ficar situada na parte superior, para evitar esta comunicação dos caldos do alimento com a parte não polida do papel-alumínio.



Sabiam disto? Eu não e já tive muita "físico-química" na vida!Nunca pensei em tal coisa mas faz sentido. Achei útil partilhar aqui e deste modo avisar-vos para terem mas cuidado da próxima vez que "embrulharem" os alimentos com papel de alumínio!

2 comentários:

D. à conversa disse...

Eu não sabia! Nem nunca tinha ouvido tal coisa!

Ainda bem que escreveste sobre isto amiga! Já fico avisa e vou falar disto a mais pessoas!

M. à conversa disse...

Eu também não, mas agora parte brilhante sempre para dentro! Mais vale prevenir :)