quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Boas Ideias, boas notícias

   Estou aqui na biblioteca da faculdade na companhia dos livros e dos exercicios, e enquanto faço uma pausa no estudo de Hidráulica Geral deparei-me com duas boas notícias. Uma é de uma página da qual sou fã - Novos Rurais- que é projectada para os jovens amantes do campo e para quem se interessa pela agricultura, onde dá inúmeras dicas sobre como ter a nossa horta em pleno apartamento urbanistico, conselhos de como reduzir também o nosso impacto ambiental, etc, etc.
  E hoje a ideia que ofereceu foi esta:

Ler mais pormenores aqui.

      Uma excelente ideia, para quem tem varanda/terraço em casa e quer ter a sua mini-hortinha, agora já não tem que se preocupar com faltas de espaço que impossibilitam a realização do desejo agrícola.    Eu   não tenho nem varanda, nem terraço por isso limito-me aos vasos, mas para os "apertadinhos no espaço" como eu, ideias também não faltam. Recentemente li que se podia fazer a mini-hortinha em garrafas de plástico cortadas e encaixadas fazendo simultaneamente o efeito de estufa.... A ideia no entanto não me pareceu muito prática, por isso nem sequer pensei muito sobre o assunto.

    A outra notícia é sobre a Fertagus. Quando não vou com o meu namorado, vou de transportes para a faculdade e apanho a fertagus para atravessar a ponte. Gosto da Fertagus. Tem um óptimo serviço, os comboios para além da boa apresentação são muito confortáveis, os empregados são simpáticos (pelo menos aqueles com quem já me cruzei), caso se tenha o azar de perder o passe, eles dão a segunda-via sem qualquer custo adicional e a pessoa não perde o carregamento que tinha no anterior - isto já me aconteceu, e não imaginam a minha cara de felicidade quando me deram o passe na hora e com o carregamento efectuado, ainda por cima perdi um dia depois de o ter carregado!
   Devido aos cortes no desconto dos passes sub-23 fizeram um plano "Jovem" em que todos os meses, ou pelo menos quase todos, se tem um desconto e isso fica tudo acumulado num cartãozinho. No mês passado tive um desconto de 5euros e soube-me que nem ginjas nestes tempos de crise.
  Agora a mais recente medida é esta: 25% de desconto nos passes dos desempregados. A campanha vai manter-se pelo menos até ao final deste ano e sem dúvida constitui uma grande ajuda a quem infelizmente precisa dos transportes e está no desemprego.
  É claro, que estas campanhas promocionais são uma maneira da empresa não perder clientes e cativar os utentes a continuarem a utilizar os seus serviços, mas não deixam de ser excelentes iniciativas que ajudam sempre mais um bocadinho. Precisamos mais disto, de empresas dispostas a contrariar a austeridade que nos é imposta e a poupar mais!

Para melhores informações aqui.

1 comentário:

Joao Pedro disse...

Pois, num momento tão difícil é de louvar atitudes como esta da Fertagus. Seria bom se também fizessem isso no metro.

Se o estado em vez de cortar nos subsídios de transporte, ou aumentasse e incentivasse o uso de transportes públicos só tinha a ganhar. Menos poluição, menos trânsito, menos importações (comprar de combustível para os carros particulares)... Mas claro quem manda nisto é os grandes!