domingo, 31 de março de 2013

"Cristo Ressuscitou, Aleluia, Aleluia!"

É esta a frase que se ouve em todas as missas e em casas onde passa o "compasso".
O compasso, na terra dos meus pais, passa por um acto simbólico, em que um padre e os acólitos vão de casa em casa com a "Cruz de Cristo Crucificado". Assim, o dono da casa dá a cruz a "beijar" aos amigos e familiares que lá se encontram, sendo um acto de protecção, saúde, boa fé e sorte para o resto do ano. E todos os anos se repete esta cerimónia pelas diversas aldeias de Portugal.

Fotografia - Aldeias de Portugal

Lá na terra, às 7h. há a missa, em que não costumo ir por ser tão cedo (sou bastante preguiçosa). Entretanto, saem "as cruzes", pois são muitas casas e muitas famílias a serem visitadas.
Costumo ir às casas dos meus tios, avós, amigos de família, sendo que já perdi um pouco a "excitação" deste dia. Lembro-me em pequenina de ficar muito entusiasmada, pois era o dia de vestir roupa nova, irmos almoçar fora, estar a família toda reunida.
Com a idade, fui-me apercebendo que a grande maioria das pessoas não olha para a Páscoa como a Ressurreição de Jesus Cristo, mas sim, o dia, em que compara a roupa do vizinho, a decoração, se tem a casa limpa, qual a comida que tem na mesa...
E é por isso, que desde que me apercebi deste facto, que deixei esta versão consumista, e apenas vejo como a parte católica e familiar que este dia representa.
Este ano fiquei por Lisboa, sou sincera, não me recordo do que é passar a Páscoa por aqui. Sei que não vão as cruzes às casas e sei que a grande maioria das pessoas apenas se reúne em família, para um almoço mais demorado e mais animado :). Fui de manhã à missa com os meus país e avó, como é tradição, fomos ao cemitério, e depois, fomos a um restaurante almoçar os quarto.
Um almoço mais "tradicional", o borrego assado no forno com batatas, nisto não foi diferente da Páscoa lá na terra.
E agora, viemos para casa, que o dia está chuvoso e bastante negro.
E o restante dia será passado por casa...dedicado à família.


O que significa para vocês este dia?
Celebram de forma diferente?

Sem comentários: