segunda-feira, 6 de maio de 2013

As crianças da 4ªclasse em 2013

Os alunos do 4ºano serem submetidos a exames, nada contra. MAS antes do exame assinarem um termo de responsabilidade em como não vão usar o telemóvel durante as provas? Eu li, ouvi e percebi bem? 4ºANO e TELEMÓVEL?

Desde quando é que crianças que frequentam o 4ºano já têm telemóvel? E pior parece ser habitual usarem-no e levarem-no para a escola, a tal ponto que já é necessário fazer um comprovativo de como não o vão usar! Isto está tudo doido! 

Eu já não acho nada normal ver os meus primos de três e seis anos substituir as dezenas de brinquedos que têm e que recebem todos os anos pela playstation.  Sou completamente contra, mas a culpa é somente dos paizinhos que acham que os filhos são verdadeiros prodígios se aos 3, 4,5 anos de idade já (só) saberem brincar com a "nova tecnologia".

Têm tanto tempo quando crescerem! Agora deviam era estarem a sujar-se no jardim; a brincar com carrinhos e bonecas; a viver em florestas ou castelos incumbidos de missões contra dragões furiosos; a montar e a desmontar legos e a chorar porque se espalharam a brincar à apanhada. Para estarem dependentes de um computador, telemóvel ou outro aparelho qualquer  já basta quando forem crescidinhos e as suas actividades quase obrigarem a um contacto constante com a tecnologia.

Eu recebi o meu primeiro telemóvel... bem tinha nove anos e andava exactamente no 4ºano. Nunca pedi nenhum telemóvel, nem muito menos tal ideia me passou pela cabeça quando tinha nove anos, sempre brinquei imenso!

Admito que o  último NENUCO que comprei, tinha eu 13anos (uma mulher quase feita!) numas férias em Espanha e ainda à pouco tempo comprei a Branca de Neve (a minha princesa favorita), porque sim, porque sempre adorei brinquedos e derreto-me sempre que passo pela secção de brinquedos e de bebés, não há emenda!  Mas o meu pai, na altura resolveu dar-mo e dentro de um "Winnie The Pooh", que fofinho! Talvez para eu perceber que mesmo recebendo um telemóvel continuava a ser uma criança e as brincadeiras não deveriam ser postas de lado. Pois que a missão foi cumprida, porque brincar dura até hoje! 

Era um Nokia 3310 uma pedra actualmente, com a capa do "winnie the pooh" a condizer!  O meu telemóvel nunca saiu de casa e nunca lhe liguei patavina, passava semanas e semanas desligado até entrar no 10ºano    onde realmente lhe comecei a dar mais atenção.

Recebi-o ainda era pequena, bastante pequena até! Eu nunca daria um telemóvel aos meus filhos com 9anos de idade, por exemplo nem outra tecnologia qualquer (assim o imagino). Mas nunca um professor meu, até hoje que frequento o 2ºano da faculdade, me chamou a atenção por causa de um telemóvel ou de outro aparelho qualquer, nem muito menos me obrigou a assinar um termo de responsabilidade de que iria ficar sugadita e longe das tecnologias!

Acho ridículo, vergonhoso e altamente reprovável de que as nossas crianças de 4ºano tenham tamanha facilidade e até mesmo dependência destes objectos tecnológicos, que seja necessário recorrer a este EXTREMO. A meu ver miúdos e nova tecnologia não combinam, termos de responsabilidade em como não o usam nas aulas, também não.

Afinal onde andam as crianças dos dias de hoje?Viram-nas por aí?



1 comentário:

D. à conversa disse...

Eu tive o meu primeiro telemóvel aos 12 anos. Um Siemens C45, a preto e branco e nem tinha toques polifónicos. Na altura achei um máximo! Não haviam os tarifários de hoje em dia, então a comunicação era feita através dos "toques" ehehe.

Contudo, penso que temos que evoluir numa perspectiva em que se na altura recebemos nessa o idade, é normal que as crianças cada vez mais novas recebam um telemóvel. Mas vêem isto como um simples brinquedo, não pelo uso mais "normal" que lhe damos.

No tempo da minha irmã, ela recebeu o seu telemóvel aos 16 anos (mais coisa menos coisa). Na altura que recebi o meu, ela ficou super indignada, como era possível uma miúda de 12 anos receber um telemóvel?

Mas é como digo, um dia os nossos filhos ou percebem que não vale a pena pois têm uma boa base de educação em casa, ou simplesmente vamos ceder e dar-lhes este capricho.

Se gosto da ideia? Não!

Mas também não gosto de muitas evoluções que o tempo "moderno" tem... Contudo, aceito-as, como os nossos pais fazem connosco ;)

PS: um bom tema!