terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ideias Ecológicas


  Deparei-me com esta notícia e não podia ter deixado de soltar um largo sorriso. Que Maravilha! Se dentro de anos, isto passar a ser moda vamos poupar bastante em água, já para não falar que estamos a ser uns amigalhaços do Ambiente!
   Apesar de estar a estudar engenharia do Ambiente e estar sensibilizada desde muito nova para os problemas ambientais e das formas que podemos adoptar para minimizar a nossa pegada ecológica e os impactos que dela advém, o banho sempre foi o meu grande pecado! E sempre que penso nos litros de água que podia poupar, sinto-me a pior pessoa do Mundo!
     Há pessoas a morrer à sede? há, infelizmente, sim. A água é um bem essencial à vida? Sem dúvida e por isso deve ser ao máximo preservada. Mas mas... O banho sabe-me tãooo bem, são uns minutos, às vezes, meia hora, quarenta minutos (sim é uma vergonha!) de relaxamento e de momento zen que não tenho como evitar... mas uma coisa é certa já fui muito pior, agora nem demoro assim tanto tempo e desde que no 1º.semestre do 1ºano numa cadeira chamada: "Introdução aos Problemas do Ambiente" num trabalho de casa tivemos que fazer contas daquilo que gastamos de água nas nossas casas e no fim dos resultados: eu, mais o professor e um outro colega eramos os mais poupadinhos!Ah pois é, desde aí que não me sinto tão mal, o que não quer dizer que eu não gaste mais do que devia!
    Este chuveiro/Máquina de Lavar foi inventado por um grupo de investigadores turcos* (de certeza que devem ser Engenheiros do Ambiente) e é um excelente 2 em 1. Espero que tenha sucesso e que daqui a pouco tempo seja adoptado pelos cidadãos, deixo-vos a notícia para lerem em melhor detalhe como tudo se processa:
 http://boasnoticias.pt/noticias_washit-reciclar-a-agua-do-duche-para-lavar-roupa_12523.html




Outra sugestão que vos deixo é esta:

  Nunca tinham pensado nisto! É uma forma económica e engraçada de se ter mini-estufazinhas em qualquer espaço verde, e olhando para o guarda-chuva até podemos vê-lo como um elemento decorativo sorrialista.    Eu já achava imensa piada, às banheiras a fazer de vaso nos quintais; varandas...Agora chapéus de chuva?    Confesso que nunca me tinham passado pela cabeça, mas é sem dúvida, uma boa ideia!

  Tenho pena de não ter espaço em casa para me dedicar à agricultura e jardinagem na sua plenitude, tenho umas floreiras, uns vasos, mas nada mais que isso. 
   E o que eu gosto de plantinhas e de cultivo! Eu nasci para ser uma mulher campo e ninguém me tira isto da cabeça! É apanharem-me com um quintal e transformo-o numa verdadeira quinta/Tapada da Ajuda.    Enquanto não o tenho, vou lendo sugestões e ideias interessantes, aliás porque namoro com um forte promissor agricultor e jardineiro de excelência o que me faz estar também sempre atenta às notícias sobre o tema.


*Estes turcos são bons quanto aos banhos! Primeiro foram as toalhas, os roubes e agora chuveiros, sim senhor!
       

1 comentário:

Miguel disse...

É de ideias destas que precisamos! Tanto a da máquina de lavar humana como o simples chapéu-de-chuva a fazer de estufa são projectos que, apesar de estarem nos seus primórdios, prometem ser muito valiosos no futuro com a especulada falta de agua e consequentemente redução da produção agrícola!
Gostei bastente deste post e espero vir a ver mais como este :)