segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Monserrate, que herança tão nossa!

 
    
    Lembram-se daquele post (demasiado feminino, por isso provavelmente só meninas é o que leram) em que falava dos meus sapatos novos? Pois bem, eu tinha dito que nesse dia ia estreá-los. Lá fui eu toda vaidosa, com os meus sapatinhos dignos de uma princesa passear ao lado do meu príncipe pelo palácio e jardim de Monserrate- até aqui um filme perfeito... se o jardim belíssimo e romântico e sublime  não tivesse um solo igualmente AGRESTE. O que eu sofri!
   Eu que ando sempre em jardins e em explorações pelo verde de Portugal já devia saber que para estes sítios se leva calçado confortável e se vai o mais prático possível e não calçado passível de ficar entalado nas pedras e que fazem doer passado 10segundos de caminhada. Foi exactamente isso que me aconteceu... Contabilizam-se umas 50 vezes que fiquei entalada nas irregularidades do chão, dores e desconforto constantes. Mas não pensem que isto me impediu de ir a mais sítios e visitar o jardim por inteiro... Nah... eu não sou mulher por me dar por vencida a uns sapatinhos toscos, isso é que era bom!
   Andei, passei muito só que demorei foi mais tempo, assim numa espécie de tartaruga mas sem a carapaça e sem outras características que tais.  Pobres pés, já não bastavam os sapatos do Traje, aqueles malvados se não agora a louca da dona ainda arranjar mais objectos de tortura.
  Mas parando de falar nos meus pés, que os coitadinhos não pediram para ser conhecidos, adorei Monserrate, somos apaixonados por Sintra por isso é um sitio que visitamos frequentemente e Monserrate não nos desiludiu de forma alguma. É LINDO.
   Só há uma contrapartida - o preço dos bilhetes. E aqui vem outro tema de que queria falar. É uma vergonha, no meu ver, pagar-se tanto para visitar aquilo que é nosso, aquilo que é o nosso património. Só nós os dois, gastámos 14euros em duas entradas, imagine-se famílias inteiras o que não gastam para ir dar um belo passeio numa tarde?! Acho uma estupidez tremenda, nós, portugueses pagarmos para ver aquilo que é nosso por direito. Pagar para ver aquilo que nós próprios construímos? Existe regra mais absurda que esta?  Fiquei estupefacta a olhar para o preçário. Depois não digam que os portugueses não valorizam o que é seu e só acham que o que é do estrangeiro é que é bom! Num país que nem a própria cultura sabe valorizar não admira que o povo vire mais as atenções para aquilo que não lhe pertence e que desconheça das coisas maravilhosas que Portugal tem para oferecer.    
   Quando compreenderem que não temos os ordenados dos restantes países da Europa para gastar em bilhetes e visitas naquilo que nos deveria receber de portas abertas; talvez Portugal ganhe outro estatuto, talvez Portugal seja visto com outros olhos; talvez Portugal seja realmente amado e conhecido pelo seu próprio povo. É isto que me entristece, a pouca cultura  que existe em muitas cabeças num país que é tão culto. 
    Acham que é a cobrar bilhetes que conseguem sustentar as despesas que uma obra destas exige? Para onde vai tanto dinheiro que todos os dias saí das carteiras dos portugueses para os bolsos do Estado? Não deveria estar a manutenção do património português incluída? Há muita coisa que tem que mudar, muita mesmo... mas principalmente a mentalidade e o bom senso. Sem isto nada muda. Sem isto não há mudança que o valha! Sem isto não há cultura, sem isto não há valor, sem isto não se sabe ser Português - os eternos aventureiros e descobridores. E eu gosto tanto de ser portuguesa.
  
  Aconselho a todos a visitarem esta linda relíquia bem guardadinha no eterno coração de Sintra, é tão bonito que se torna difícil de descrever.  Apesar do preço absurdo dos bilhetes, vale mesmo muito a pena. Ah! E levem calçado apropriado!


3 comentários:

Anónimo disse...

Os momumentos têm custos de manutenção que alguém tem de pagar... Se chegas lá e vês aquilo tudo bonito não é por obra e graça do espiríto santo, manter um palácio ou qualquer monumento que seja custa dinheiro, e por isso faz todo o sentido que quem quer usufruir desses espaços cuidados e bonitos contribua para isso.

M. à conversa disse...

Anónimo, concordo claro toda a manutenção assuma uma elevada despesa económica conjunta, mas o dinheiro dos impostos deveria dar para isso também. Acho escandaloso que sejamos nós a suportar o custo com dinheiro extra vindo do preço abusivo dos bilhetes.

D. à conversa disse...

Eu já visitei o Palácio e o Jardim e adorei!! =D Já foi o ano passado (o tempo passa a correr ehehe)

Com óptima companhia e com o tempo a ajudar foi um dia muito muito bem passado.

O problema do calçado é chato =P. O meu problema na altura foi o descer escadas e andar muito (malditos joelhos bahh). Mas adorei :D


Infelizmente os preços para entrar são altos, mas é a tal coisa, para manter tal património é muito dispendioso =/.

Claro, que podia ser a preços mais apelativos, mas com a economia actual o preço de um bilhete de um Palácio é o mínimo dos problemas (verdade seja dita).

Pode ser que com o tempo as áreas turísticas diminuam os preços e se tornem mais "em conta" para o "Comum" Português :)