sábado, 12 de janeiro de 2013

Bibliotecas fechadas ao Domingo

Não há uma única biblioteca em Lisboa aberta ao domingo. Estava eu toda contente no site da BLX ( bibliotecas de Lisboa) à procura de uma, dentro das dezenas de bibliotecas que existem na minha cidade e nem uma aberta amanhã!
Mas quê ao domingo não se estuda? Realmente não deveria ser um dia para estudar, mas sim um dia exclusivo para passear e para se estar com a família. Tudo bem, eu também acho. MAS os meus professores não.  Domingo é um dia normal pá, eles que se lixem! Tomem lá exames ao sábado e exames à segunda de manhã bem cedinho, para vos deixar confinados a um domingo de estudo.
E eu não tenho outro remédio se não passar o meu domingo, o de amanhã, a estudar e só queria uma biblioteca aberta, só uma!
 Hoje fui à das Galveias, no Campo Pequeno e nada, nem um espacinho. A biblioteca é linda, é daqueles espaços que até aquelas pessoas nunca leram um livro na vida são contagiadas pelo bichinho da literatura.  Um estilo clássico, bem iluminada, repleta de estantes e estantes e com grandes salas de estudo (ok, eu sou suspeita ADORO bibliotecas, então destas que fazem lembrar as bibliotecas do séc. XVIII hummm ).
Mas aquele palácio, transformado em biblioteca estava a abarrotar com pessoas a estudar e a trabalhar e nem uma mesa vazia.
Saímos de lá tristes, mas confiantes que se amanhã chegássemos cedinho mesmo antes da biblioteca abrir, passaríamos lá o dia todo a estudar. Qual é a minha surpresa que nem a biblioteca do Palácio Galveias, nem nenhuma se encontra aberta aos domingos.
Deveria haver uma melhor gestão do horário das bibliotecas municipais, em vez de fecharem todas ao domingo, podiam alternar. Sei lá como nas farmácias  Umas fechavam ao sábado e abriam ao domingo e outras fechavam ao domingo e abriam ao sábado. Agora assim é que não. Estragam a inspiração (que para se estudar, também requer alguma inspiração) a uma pessoa.

Biblioteca do Palácio Galveias


Sem comentários: