quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Evitar roer as unhas...

Desde criança que tenho o maldito vício de roer as unhas - shame on me =(
Não sou como os "roedores normais". Não!! Eu não meto os dedos à boca, mas faço algo pior, lasco as unhas com os nervos ou simplesmente porque estou distraída.
Já tive imensas tentativas para parar com este vício. Usava vernizes fortalecedores, tentava estar mais concentrada e usei as malditas unhas de gel!
Vou explicar a "raiva" que tenho contra as unhas de gel. Comecei por pesquisar muito e na altura só lia coisas boas ou respostas tipo: "ahh, a unhas ficam fracas porque a profissional não sabe tirar o gel.". E eu, ingénua, acreditei que seria esse o caso. Pus as unhas e tive-as durante 3 meses, mas as manutenções (caríssimas) e o tempo (escasso) levaram-me a tirei-las em casa (erro crasso!) 
Como tal, fiquei com as unhas fraquíssimas, mas culpei-me por não ter ido à profissional tirá-las! O vício não desapareceu e as unhas voltaram a ficar numa lástima =(
Logo, achei por melhor voltar a tentar outra vez! Fui a outro sítio, por vergonha de não ter voltado mais ao anterior. Desta vez, expliquei bem que seria só para deixar as unhas crescer. Em uns 4 meses já as via grandes e fui à profissional tirar o gel por completo. Pedi para me as pintar, sendo que ficaram super mal pintadas (até eu pinto melhor com verniz) e cheias de altos e falhas! (minhas queridas unhas!)
O vício diminuiu, mas até com um simples toque das unhas em qualquer coisa, ficavam logo lascadas ou partidas. Ainda consegui não as roer durante uns meses, mas a "mania" de lascar as unhas voltou...
Durante os seguintes meses dediquei-me a ler na internet dicas para deixar de roer as unhas. A maioria dos conselhos eram de colocar o gel ou unhas postiças... Não consigo perceber porque é que falam tão bem das unhas de gel, se quando as tiramos as unhas ficam pior do que estavam. Sim, não me venham aqui profissionais dizer que é culpa da pessoa que me atendeu! Fiz as unhas em dois sítios completamente diferentes e achei o resultado igual em ambos os sítios. Fica muito bonito enquanto se tem as unhas, mas mal as tiramos parece que as unhas viraram papel do mais fino que existe.

Para quem tem unhas fracas ou roídas  o melhor é não pôr unhas de gel/gelinho/verniz gel, porque elas ficam aparentemente fortes e não temos o esforço de as deixar crescer.

Então, fiz um apanhado de tudo o que li e criei o meu método. Dividi-o em diariamente e uma vez por semana, sendo que é mais fácil cumprir o diário, pois é mais rápido de se fazer.

Todos os dias:
  • Colocar creme hidratante
  • Colocar verniz de crescimento
  • Colocar óleo de cutículas
  • Tomar suplemento para as unhas (no meu caso)
Creme hidratante - Neutrogena
Óleo de cutículas - Renail Serum
Vitaminas para fortalecer - Pil Food
Verniz crescimento - Oriflame

Umas vez por semana:
  • Limar as unhas
  • Arranjar as peles
  • Pintar as unhas com verniz fortalecedor
  • Pintar com verniz de cor
  • Colocar top coat
Verniz Fortelecedor

Top Coat - Sephora

Os vernizes que uso são de diversas marcas, sendo que os meus favoritos são da marca Essence Colour & Go. Estes vernizes compram-se na Well's do Continente, não são testados em animais, são bastante em conta, fáceis de colocar e têm uma boa durabilidade :).

Tenho posto em prática este meu método, não digo que deixei de vez de roer as unhas, porque sei que é algo psicológico, mas assim consigo mantê-las bonitas, hidratadas e mais fortes.

Espero conseguir, com o tempo, esquecer este mau hábito... :)

Sem comentários: