terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lunette - a revolução

Este post é mais dedicado às meninas ou meninos que queiram dar a conhecer este produto!
Ao longo dos anos, a evolução da higiene feminina partiu dos panos que colocavam na sua roupa interior, para os pensos higiénicos/diários e os tampões.
Eu, como mulher e preocupada com o ambiente, comecei a pensar no lixo que cada mulher faz ao longo da sua vida só com os produtos higiénicos para a menstruação!
Fiz diversas pesquisas e li imensas opiniões, até que encontrei a Lunette!


Lunette é uma marca de copos menstruais (e não só), fabricados na Finlândia e com silicone 100% medicinal, hipoalergico e ecológico. Existem diversos tipos de copos, diversos videos que explicam como se dobrar para facilitar a sua colocação e opiniões. De tudo o que li, não vi uma opinião negativa. 


A minha experiência começou à uns mesitos atrás! Andava farta de usar os tampões, magoavam-me por vezes, provocavam-me algumas alergias, não eram confortáveis, tinha que os mudar muitas vezes por dia e não achava nada ecológico o lixo que estava a provocar!
Li, li e li e lá me decidi e comprei o meu Lunette (o meu é azul ehehe). Comprei na Terra Pura, custou cerca de 30€, mas sei que existem outros sítios que vendem e até a preços mais em conta.
Vem numa caixinha como a imagem mostra, com um saquinho em tecido da cor do copo, muito bonitos e decorados. Além disso, comprei o liquido de lavagem, dado que, sendo da marca seria o mais indicado para a lavagem do copo.
Mal o comprei decidi logo esteriliza-lo, algo que faço todos os meses para manter o copo limpo e desinfectado. 
Ao início tive certas dificuldades em me adaptar ao copo, na colocação até foi fácil, pois já usava tampões há muitos anos, mas o retirar revelou-se mais difícil. Outro "problema" que tinha medo de acontecer era de não ficar bem colocado, mas basta sentir o vácuo que faz e sabe-se que está no sítio! Nada que uns dias de prática não resolvem-se os problemas/medos. :). A lavagem é fácil, basta despejar na sanita e lavar com água. Fora de casa, limpar com uma toalhita e água (que eles também vendem). 

Aconselho a todas as meninas a experimentarem o copo menstrual, ele não absorve nada, apenas "acumula" o sangue que se perda durante a menstruação, pode ser usado até 12h (conforme seja o teu periodo), não seca a vagina (como os tampões fazem) e podes usar durante a noite, dia e qualquer altura do ano!

Desde que comecei a usar nunca mais consegui voltar aos produtos antigos e, para mim, foi a melhor revolução na higiene feminina dos últimos tempos!

Para lerem um pouco mais sobre a Lunette - aqui.

3 comentários:

M. à conversa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M. à conversa disse...

Muito interessante e útil este post miga! :)
Como já sabes também ando a pensar seriamente em aderir ao "lunette". Principalmente e tal como tu sempre preocupada com as questões ambientais, o lixo que desperdiçamos todos os meses é muito e isso é algo que me preocupa bastante, o que será feito com todos aqueles resíduos?! Tento cada vez mais a cada dia que passa, alterar o meu comportamento e ser cada vez mais ecológica. E esta realmente é uma opção "verde" para o nosso "problema" mensal :) Mas tal como sabes, o motivo pelo qual ainda não o experimentei e aderi ao copo menstrual, é porque não consigo sequer usar tampões. Magoam-me e são me muito incomodativos! Acho que o copo menstrual apesar de ter um design adaptativo às características da vagina da mulher e ser concebido para não provocar dor ou incomodo, em mim deixa-me com alguns receios. Uma vez que tem o dobro do tamanho de um tampão, e estes para mim continuam a ser praticamente impossíveis de usar!

D. à conversa disse...

Bem miga, aconselho-te a veres alguns vídeos e imagens na internet que te tiram esse medo ;).
Apesar de ser maior que o tampão, não vai ser colocado no mesmo sítio, logo o incomodo não é da mesma forma. Aliás, não chateia nada ehhee.

Esqueci-me de dizer, mas eu tive que cortar o "cabo" do copo um pouco, mas também é explicado isso nas instruções. Cada mulher corta conforme se sente mais confortável, tendo mulheres que cortam na totalidade!

Sei que quando um dia investires nesta ideia vais pensar: como nunca usei isto?!
=P